Quarta, 25 de julho de 2012

De onde viemos?



Nosso grande medo é que quando morrermos nos tornaremos nada. Muitos de nós acreditam que nossa existência inteira é apenas o nosso tempo de vida, começando no momento que nascemos ou fomos concebidos e termina no momento que morremos. Acreditamos que nascemos do nada e que quando morremos nos tornaremos nada. E, portanto, estamos cheios do medo da aniquilação.

O texto dessa semana (clique aqui) diz que quando você perde um ente querido, você sofre. Mas se souber como olhar em profundidade, tem a chance de perceber que a natureza dele é a do não nascimento e não morte. Há manifestação e há a cessação da manifestação. Você tem que ser muito perspicaz e muito alerta para reconhecer as novas manifestações de uma pessoa. Mas com a prática e com esforço você pode fazer.

Se tiver algum insight lendo o texto (clique aqui) divida-o conosco, escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro de Verão em Plum Village 2012



Semana passada estive participando junto com 3 companheiros da Sangha Viver Consciente do retiro de verão em Plum Village. Uma experiência profunda e renovadora. A plena consciência treinada ali me proporcionou muitos insights sobre meu sofrimento e como posso transformá-lo. Vi minha ansiedade, meus medos, minhas aversões. Vi também que depende somente de mim como será minha continuação no futuro, apenas de mim.

O trabalho diário de cultivar a mente regando sementes que levam a felicidade precisa de muita plena atenção mas vale a pena. Isso ficou muito claro. Percebi como a prática ao longo dos anos aliada ao ambiente de Plum Village me ajudou a ver e superar blocos de dor que estavam em mim e eu nem sequer os via. Foi libertador. Vi que há muito para fazer, para praticar. É um trabalho contínuo e depende de mim a criação da minha mente, meu corpo e meu ambiente no futuro. Depende só de mim. E se tornou uma aspiração mais forte, muito mais forte continuar de uma maneira mais bela no futuro.

Se você quiser ver algumas fotos clique aqui

Continuação da manisfestação



Suponha que você esteja impressionado com uma nuvem em particular no céu. Quando for a hora dessa nuvem se tornar chuva, você não mais verá a nuvem e chorará. Mas se você souber que a nuvem se transformou em chuva e a chuva está chamando você:

-Querido, eu estou aqui, eu estou aqui.

Se você tem esse tipo de capacidade de reconhecer a continuação dessa manifestação não terá que viver em desespero e em pesar. É por isso que para aqueles que perderam alguém próximo eu aconselho que olhem profundamente para dentro de si e vejam que aquele ente próximo está ainda presente, de alguma forma, e com a prática do olhar em profundidade podem reconhecer sua presença muito perto de si mesmo.

-Thich Nhat Hanh

Somos uma continuação



Aprecie essa linda canção de Plum Village que fala da continuidade da vida. Tanto somos a continuação de nossos ancestrais de sangue como a continuação de nossos ancestrais espirituais. Para assistir o vídeo clique aqui.

Minha mãe, meu pai
Estão ambos em mim
E quando eu olho
Eu percebo a mim mesmo neles

O Buda, os patriarcas
Eles estão em mim
E quando eu olho
Eu percebo a mim mesmo neles

Eu sou uma continuação
Da minha mãe, do meu pai
Eu sou uma continuação
De todos os meus ancestrais de sangue

É minha aspiração
Preservar e continuar a nutrir
Sementes de bondade, sementes de habilidades
Sementes de felicidade que eu herdei

É também meu desejo reconhecer
As sementes de medo e sofrimento
Que eu herdei
E pouco a pouco transformá-las

Eu sou uma continuação
Do Buda e dos patriarcas
Eu sou uma continuação
De todos os meus ancestrais espirituais

É minha aspiração profunda
Preservar, desenvolver e nutrir
Sementes de entendimento, sementes de amor
Sementes de liberdade que eles me transmtiram

Na minha vida diária, também quero semear
sementes de amor e compaixão
Na minha consciência
E no coração de outras pessoas

Eu estou determinado a não regar
Sementes de desejo, aversão e violência em mim
Eu estou determinado a não regar
Sementes de desejo, aversão e violência nos outros

Com resolução e compaixão
Deixo surgir essa aspiração
Possa minha prática ser uma oferenda do coração
Possa minha prática ser uma oferenda do coração