Quarta, 12 de setembro de 2012

Os Quatro Pensamentos Imensuráveis (parte II)



Depois de começar a entender o que é amor na visão budista, te convidamos a continuar refletindo sobre o tema no texto (clique aqui) dessa semana.

No texto (clique aqui) de hoje, Thich Nhat Hanh ensina os outros dois dos quatro aspectos do verdadeiro amor segundo a filosofia budista. O terceiro aspecto do verdadeiro amor é mudita, a alegria. O verdadeiro amor sempre proporciona alegria, para nós e para as pessoas que amamos. Se nosso amor não trouxer alegria para as duas partes, não será um verdadeiro amor. O quarto aspecto do verdadeiro amor é upeksha, que significa equanimidade, desapego, não-discriminação, serenidade mental, ou a capacidade para deixar as coisas seguirem.

Sugerimos que leia (clique aqui) e depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro com monjas da tradição de Thich Nhat Hanh em Curitiba



Haverá retiro com monjas da tradição de Plum Village em Curitiba entre os dias 5 e 7 de outubro. O tema do retiro será "Os 5 treinamentos da mente para um mundo melhor".

Também em Curitiba haverá palestras das monjas Kinh Nghien e Mat Nghien no dia 4 de outubro ("Meditação na psicologia budista") e 5 de outubro ("Um futuro possível"). As palestras serão realizadas na sala Hermógenes - Ciência Meditativa na Rua Prefeito Ângelo Lopes 1805, Hugo Lange. A contribuição para assistir a cada palestra será de R$ 50,00.

Mais informações com o Vítor Caruso pelo telefone (041) 3242-6699 ou pelo e-mail vitor@cienciameditativa.com

Praticantes em Itacaré/Ilhéus querem formar sangha



O Hugo, que mora em Itacaré é francês, já foi a Plum Village, está interessado em encontrar outros que queiram praticar com ele segundo a tradição do Thay. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail pedradosabia@gmail.com. .

O que melhora com a atenção?



Pesquisas mostram que treinar a atenção, não apenas melhora o controle motor; notas em testes não verbais de inteligência também melhoram e a melhora é sustentada por muitos meses.

Outra pesquisa do mesmo grupo demonstrou conexão próxima entre a habilidade da criança controlar sua atenção e sua habilidade de controlar suas emoções.

-Daniel Kahneman (do livro "Thinking fast and slow". O autor ganhou o prêmio Nobel em 2002 pelo seu trabalho na psicologia do julgamento)