Quarta, 5 de setembro de 2012

Os Quatro Pensamentos Imensuráveis (parte I)



O que é amor para você? Quais seriam os componentes do verdadeiro amor? Como sabemos se amamos verdadeiramente ou é outro sentimento disfarçado? Talvez seja uma boa intenção mas na verdade não é amor, como saber?

No texto (clique aqui) de hoje, Thich Nhat Hanh começa a responder a essas perguntas ensinando dois dos quatro aspectos do verdadeiro amor segundo a filosofia budista. O primeiro aspecto do verdadeiro amor é maitri, a intenção e capacidade de proporcionar alegria e felicidade e o segundo aspecto do verdadeiro amor é karuna, a intenção e a capacidade de soltar e transformar o sofrimento, aliviando a tristeza. Na próxima semana examinaremos os outros dois.

Um texto simples e profundo. Sugerimos que leia (clique aqui) e depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Nova Sangha em Salvador (Correção)



Houve um erro de divulgação e por isso gostaria de corrigir o horário das reuniões da Sangha de Salvador. A Sangha Caminhada Plena em Salvador se reunirá na Rua Barachisio Lisboa Nº 222, Parque Lucaia, no Horto Florestal a partir do dia 10 de outubro às 20hs. Haverá reunião todas as quartas feiras a partir desta data. Maiores informações pelo e-mail anacelestebr@yahoo.com.br



Budismo engajado em Fortaleza



Samuel Cavalcante, que já foi monje na tradição Thich Nhat Hanh, convida para "Conversa sobre meditação, plena consciência e budismo engajado na tradição do Ven. Thich Nhat Hanh".

Esse encontro acontecerá quinta, 27 de Setembro às 19:00 no Instituto Aquilae que fica na Rua José Lourenço, 2235, Joaquim Távora - Fortaleza.

Maiores informações pelo e-mail samuelweb@gmail.com.

Opostos



Há aqueles entre nós que acreditam numa alma imortal, que depois da desintegração deste corpo, esta alma imortal continua a viver e não muda. Sabemos que tudo está mudando, que tudo é impermanente. Portanto a noção de uma alma imortal que permanece para sempre é uma visão errônea chamada permanência. O outro extremo é a aniquilação: a idéia que algo pode desaparecer para sempre e que depois que morrermos, nada resta. Isto também é uma visão errônea. Estamos acostumados a ver o mundo como uma série de opostos.

-Thich Nhat Hanh (do livro "Beyond the self")