Quarta, 29 de agosto de 2012

Dois Jardins



O texto (clique aqui) que trazemos essa semana aborda o tema dos relacionamentos entre dois parceiros. No início, estamos muito apaixonados. Mas a paixão pela outra pessoa pode durar pouco tempo -- talvez seis meses, um ou dois anos. Então, se você não for habilidoso, se você não praticar, se não for sábio, o sofrimento irá nascer em você e na outra pessoa.

Comprometer-se com outra pessoa é como embarcar numa jornada cheia de aventuras. Você precisa ser muito sábio e paciente para manter vivo o seu amor, para que ele possa durar por muito tempo. O primeiro ano de um relacionamento pode já revelar o quão difícil é comprometer-se.

Amplie sua visão sobre relacionamentos com esse texto (clique aqui) e depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Nova Sangha em Salvador



É com muita felicidade que anuncio a criação de mais uma sangha no Brasil. A Sangha Caminhada Plena em Salvador nasce depois de uma gestação de meses promovida pela Ana Celeste. A Sangha se reunirá na Rua Barachisio Lisboa Nº 222, Parque Lucaia, no Horto Florestal a partir do dia 10 de outubro às 22hs. Haverá reunião todas as quartas feiras a partir desta data. Maiores informações pelo e-mail anacelestebr@yahoo.com.br

Desejamos muito sucesso para essa iniciativa e que seja um porto seguro para muitos praticantes nessa linda cidade.

O que estou fazendo?



Às vezes pergunto a um dos meus alunos o que ele está fazendo, para ajudá-lo a largar os pensamentos sobre o passado ou sobre o futuro e retornar ao momento presente. Pergunto para ajudá-lo a existir - aqui e agora. Para responder, ele só precisa sorrir. Um sorriso é a única coisa que demonstraria sua real presença.

Quando nos perguntamos o que estamos fazendo, fica mais fácil vencer o hábito de querer terminar tudo rapidamente. Sorria para si mesmo e diga: "Lavar este prato é a coisa mais importante de minha vida." Quando se perguntar, "O que estou fazendo?", reflita seriamente sobre a questão. Caso os pensamentos o arrastem para outras paragens, você precisa de mais atenção plena para impedir que isso aconteça. Quando você está realmente presente, lavar os pratos pode ser uma experiência profunda e extremamente agradável. Mas se você lava os pratos pensando o tempo todo em outra coisa, está perdendo tempo e provavelmente deixando de lavar bem os pratos. Se não estiver presente, nem que lave 84.000 pratos não terá mérito.

O imperador Wu perguntou a Bodhidharma, o fundador do zen budismo na China, quanto mérito ele havia conquistado ao construir templos por todo o país. Bodhidharma respondeu: "Mérito nenhum." Mas se você lavar um único prato com atenção plena, se construir um pequeno templo enquanto permanece inteiramente no momento presente - sem querer estar em nenhum outro lugar, nem desejoso de fama ou reconhecimento -, o mérito deste ato será enorme, e você se sentirá feliz. Pergunte sempre a si mesmo: "O que estou fazendo?" Quando você aplica a plena atenção ao que está fazendo, sem ser arrastado por seus pensamentos, torna-se uma pessoa feliz e um instrumento de ajuda para os outros.

-Thich Nhat Hanh

Cético



Quem busca um conhecimento sagrado, e não apenas um paliativo para seus medos, treina para ser um bom cético.

-Ann Druyan (viúva de Carl Sagan)