Domingo, 25 de novembro de 2012

A Fábula da Montanha dos Deuses



A palestra de Dharma (clique aqui) que sugerimos essa semana, começa com uma linda lenda do homem que buscava a iluminação e passa a ver o mundo com novos olhos.

Thay ensina que a transformação não depende de doutrinas, idéias, religiões e filosofias mas de buscar novos olhos para ver o mesmo mundo. Não precisamos de respostas de outras pessoas sobre como mudar nossas relações pessoais e com o resto do mundo. Se mudarmos nossos olhos e corações, não precisaremos de mais nada. Usando essa lenda ele nos mostra como buscar a solução de conflitos, mesmo os mais difíceis como os existentes entre israelenses e palestinos.

Desfrute essa linda história e pratique.

Sangha em Salvador



Cada semana a Sangha Caminhada Plena usa de práticas diferenciadas e de muito silêncio com o mestre sino ajudando a respirar e ficar no aqui e agora. A Sangha está com um grupo unido de 12 a 14 pessoas com uma frequência muito interessante. Também praticam fora do espaço a Caminhada Meditativa (20min) na frente do condomínio num local lindo arborizado e com muito vento.

A Sangha se encontra em plena atividade e aberta para acolher as pessoas, mas é importante enfatizar o horário. O encontro começa às 20 horas e encerra as 22 horas em ponto.

Pequenas mudanças



Você pode fazer pequenas coisas dentro de sua mente que levarão a grandes mudanças no seu cérebro e na sua experiência de vida. Quando você muda seu cérebro, você muda sua vida.

- Rick Hanson (do livro "O Cérebro do Buda")

Depressão



Algumas pessoas têm depressão e continuam sofrendo, ainda que na situação atual tudo pareça correr bem. Isso acontece porque todos temos uma tendência a viver no passado. Sentimo-nos mais confortáveis se nosso lar estiver no passado, ainda que contenha muito sofrimento. Esse lar fica nas profundezas de nosso inconsciente, onde os filmes do passado são sempre projetados. Todas as noites você volta, assiste a esses filmes e sofre. E o futuro com o qual você constantemente se preocupa não é nada mais do que outra projeção de medo e desejo do passado.

- Thich Nhat Hanh