Domingo, 19 de maio de 2013

O sofrimento essencial



Todos nos sentimos tentados a ir para algum lugar onde não exista sofrimento, onde só haja paz e felicidade. Tendemos a acreditar que existe um lugar para onde podemos ir abandonando, ou deixando para trás, este mundo de sofrimento, confusão e poluição. Segundo Thich Nhat Hanh isto é impossível.

No texto (clique aqui) dessa semana, Thay ensina que precisamos de uma certa dose de sofrimento, todos nós, para que possamos apreciar a felicidade que está à nossa disposição. Para ele paraíso não é um lugar onde o sofrimento não existe mas um lugar onde existem amor e compaixão.

Com certeza vai contra o pensamento corrente. Sugiro que você leia o texto atentamente (clique aqui) e tente compreender em profundidade a mensagem, tentando usá-la na sua vida.

Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Retiro com o Irmão Antonio em Capijuma



Para ver o anúncio abaixo em tamanho grande clique aqui.



Sangha de SP na televisão (Programa 1)



Denise Kato, coordenadora da Sangha de São Paulo, foi convidada pela Rede Vida, canal católico, para uma série de entrevistas sobre budismo como ensinado por Thich Nhat Hanh. Foram cinco entrevistas gravadas. Para assistir a primeira entrevista clique aqui.

Denise preferiu não entrar em aspectos profundos da prática, pois não era o foco do programa. Mas tentou, na medida do possível, falar um pouco sobre os pontos-chave da prática do Thay (meditação sentada guiada, meditação caminhando, meditação do alimento, meditação do trabalho, sino da plena consciência). Cada um desses pontos é abordado em um programa diferente.

Ela levou alguns livros de presente para os apresentadores e eles foram extremamente amáveis em mostrá-los na tela e falar sobre eles (Para Viver em Paz, A Energia da Oração, Jesus e Buda Irmãos).

Co-responsabilidade



Não importa sua profissão – na verdade, ao trabalhar, você está representando todos nós; você trabalha em nosso nome. Somos co-responsáveis por seus atos e todos sofreremos se o seu trabalho não for bom para os seres vivos ou para o planeta como um todo. Se você sente que precisa manter um determinado emprego que não o nutre, ainda assim poderá fazê-lo em plena consciência. Se continuar praticando a plena consciência, em algum momento obterá mais insight e isso o ajudará a melhorar sua atual situação no trabalho ou a sair dele para encontrar um novo emprego, que o nutrirá mais. Conscientize-se de sua compaixão e cultive-a. Não se torne uma máquina, operando no piloto automático – permaneça um ser humano e mantenha sua compaixão viva.

Olhar um modo de vida envolve mais do que simplesmente examinar a situação pela qual somos remunerados. Toda nossa vida e toda nossa sociedade estão intrinsecamente relacionadas. Tudo o que fazemos contribui para nosso esforço de praticar o modo de vida correto e jamais teremos 100% de sucesso se não estivermos todos juntos na mesma direção. No entanto, cabe a cada um de nós ir em busca da compaixão, tentando reduzir o sofrimento no mundo. Cada um de nós pode decidir trabalhar para uma sociedade com mais compreensão, amor e compaixão.

- Thich Nhat Hanh

Interexistência



Tudo que existe
Existe talvez porque outra coisa existe.
Nada é, tudo coexiste;
Talvez assim seja certo.

- Fernando Pessoa