Quinta, 22 de agosto de 2013

Parar: A mensagem dos sinos



Será que é possível para você parar? Parar fisicamente, parar mentalmente? Vivemos em um mundo acelerado que nos empurra para corrermos o tempo todo atrás do futuro, sendo empurrados por pressões de todo tipo.

No texto dessa semana (clique aqui) Mary Patterson, uma canadense que passou 40 dias em Plum Village, relata suas reflexões sobre a prática de parar. São reflexões sobre nossa vida cotidiana tão acelerada e o contraste com a vida em Plum Village onde cada sino convida a todos a parar e respirar.

Um texto muito bom (clique aqui). Depois compartilhe conosco seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Porquê a meditação é agora oferecida em unidades de saúde e para redução de stress nos Estados Unidos?



O uso da meditação nesses caso é relacionada às descobertas sobre as conexões entre mente e corpo na saúde e na doença que foram feitas na medicina ocidental nos últimos vinte ou trinta anos. Neste período, pesquisadores descobriram que mente e corpo são intimamente conectados. Agora se sabe que pensamentos, crenças, emoções e stress todos têm um grande impacto na saúde ou doença. Meditação é uma de uma variedade de chamadas práticas auto regulatórias que as pessoas podem aprender para promover seu próprio bem estar e saúde. Pesquisas mostraram que indivíduos que aprendem estas habilidades provavelmente terão melhores respostas de saúde. Em particular, pesquisas mostraram que a habilidade de concentrar a própria atenção pode promover o relaxamento profundo no corpo e que a habilidade de ser mais plenamente consciente em cada situação pode ajudar a quebrar as reações habituais destrutivas de stress.

- Jeff Brantley

Meditação



Exteriormente, a prática formal de meditação é muito parecida com a concepção popular: sentar em contemplação silenciosa. Você vai logo descobrir que a prática é bastante rica e profunda, ao você focar sua consciência na natureza em constante mudança de sua experiência. Centrando-se sobre a forma como a respiração, sensações, sons, pensamentos e emoções estão continuamente se formando e, em seguida, desaparecendo, ela permite um vislumbre da natureza transitória de todas as coisas e ao potencial liberdade que vem com essa consciência.

- Bob Stahl

Que tem isso de novo?



O que ouviu os meus versos disse-me: Que tem isso de novo?
Todos sabem que uma flor é uma flor e uma árvore é uma árvore.
Mas eu respondi, nem todos, ninguém.
Porque todos amam as flores por serem belas, e eu sou diferente.
E todos amam as árvores por serem verdes e darem sombra, mas eu não.
Eu amo as flores por serem flores, directamente.
Eu amo as árvores por serem árvores, sem o meu pensamento.

- Fernando Pessoa