Sábado, 10 de agosto de 2013

Andar com os pés do Buda



É possível andar com os pés de Buda. Nossos pés, fortalecidos pela energia da consciência plena, se tornam os pés de Buda. Você não pode dizer “eu não consigo andar com os pés de Buda, eu não os tenho.” Isto não é verdade. Os seus pés são os pés de Buda, e é você quem decide se quer realmente usá-los.

No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que se você levar a energia da atenção plena para seus pés, os seus pés se tornam os pés de Buda e você anda por ele. E isto não requer algum tipo de fé cega. Isto é tão claro. Se você está habitado pela energia da consciência plena, você está agindo como um Buda, você está falando como um Buda, você está pensando como um Buda. Isto é a budeidade em você. Isto é algo que você pode experimentar; não é uma teoria.

Leia (clique aqui) e depois compartilhe conosco seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Aniversário da Sangha Viver Consciente




Comemoramos na última terça-feira o sétimo aniversário da Sangha Viver Consciente e tivemos uma grande surpresa. O monge Antonio veio direto do aeroporto para nossa prática. Chegou com mala e tudo. Ele está definitivamente de volta ao Brasil depois de conseguir o visto em Portugal graças a um trabalho belíssimo do pessoal de Vitória, especialmente o Luiz que criou uma Associação que tomará conta do monastério de Capijuma e Antonio veio morar no Brasil a convite da associação.

Foi um duplo presente, a presença dele conosco e o fato de que agora temos definitivamente um monge da tradição Thich Nhat Hanh residindo no Brasil e oferecendo um local de prática monastica para todos que quiserem ir lá e praticar com eles. Outros monges virão no futuro mas o sucesso depende de todos os praticantes através de sua presença em Capijuma e, para quem puder, de contrinuições financeiras.

O telefone de Capijuma (sangha do Colibri) é (28)9986.8058 e o e-mail é sanghadocolibri@gmail.com

A conta- Banco do Brasil (001): AG:1786- 8 - Conta:10.577-5

Parte 2 de entrevista de Thich Nhat Hanh para Oprah Winfrey



Este é o segundo vídeo que legendamos, parte de uma entrevista de Thich Nhat Hanh concedida em 2010 para a apresentadora americana Oprah Winfrey. No segundo vídeo Thich Nhat Hanh fala sobre os quatro mantras criados por ele para ajudar a praticarmos a plena atenção durante nossa vida diária.

Para assistir ao segundo vídeo clique aqui.

Mindfulness



A promessa última da Plena Atenção (mindfulness) é muito maior, muito mais profunda que apenas cultivar nossa atenção. Ela nos ajuda a entender que nossa visão convencional sobre nós mesmos e mesmo pelo que entendemos por "eu" é incompleta em vários aspectos importantes. Plena atenção nos ajuda a reconhecer como e porque perdemos a realidade das coisas devido a alguma história que criamos. Depois ela nos torna possível mapear um caminho em direção à grande sanidade, bem-estar e propósito.

- Jon Kabat-Zinn