Sábado, 7 de setembro de 2013

Contribuições budistas para a construção de uma sociedade justa



Todos sabemos que a construção de uma sociedade justa, democrática e civil não depende apenas daquilo que fazemos mas, acima de tudo, daquilo que somos.

Thich Nhat Hanh, no texto que selecionamos essa semana (clique aqui) ensina que temos que ser a própria mudança antes que possamos fazer mudanças em nossa sociedade. Estar em paz é a base para gerar paz. Sem transformação e cura pessoais não seremos suficientemente calmos e compassivos para usar a fala amorosa e a escuta profunda, e nossos esforços não ajudarão a mudar nossa sociedade. Assim, nossa prática pessoal e a prática de nossa sangha são essenciais para a mudança que queremos ver no mundo.

Leia (clique aqui). e depois compartilhe conosco seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Porque é que a prática de meditação diária é importante?



A pesquisa mostrou que a meditação é semelhante a outras mudanças de estilo de vida na medida em que só é eficaz se você praticá-la. Exercício, mudanças dietéticas, ou meditação, qualquer mudança de estilo de vida requer prática consistente para obter resultados.

Nos estudos iniciais de meditação o cardiologista Herbert Benson de Harvard demonstrou que a prática da meditação por 20 minutos, duas vezes ao dia, foi suficiente para provocar reduções significativas na pressão arterial em muitas pessoas. O número exato de minutos de prática diária necessária para trazer benefícios para grandes populações não é bem compreendida, e na verdade, ele provavelmente varia. Geralmente, no entanto, podemos dizer que a meditação diária regular prática de, pelo menos, trinta minutos ou mais é suficiente para trazer benefícios para a pessoa que pratica.

- Jeff Brantley

Não violência



A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo.

- Gandhi

Professores



Aprendi o silêncio com os faladores. A tolerância com os insolentes. A bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.

- Gibran Kahlil Gibran