Domingo, 20 de outubro de 2013

Ação: Por que salvar um grupo de formigas é bom



O texto (clique aqui) que sugerimos essa semana é de Mary Patterson, que escreveu um livro contando sua experiência em um retiro de 40 dias em Plum Village, o monastério onde Thich Nhat Hanh mora no sudoeste da França. O texto aborda o ensinamento de karma e as frequentes confusões de entendimento sobre essa palavra.

No ocidente karma é comumente confundido com destino, algo imutável e que devemos nos conformar. Mary nos esclarece a partir de sua experiência que karma nada mais é que ação, e o resultado dela no futuro. Nossas ações impactam o nosso futuro com certeza, trazendo consequências materiais e psicológicas, mas futuras ações, mudanças de atitude, têm o mesmo poder e podem anular esses efeitos.

Vale a pena ler o texto (clique aqui) e refletir. Se quiser depois nos diga o que você achou do texto em nosso blog. Será muito útil. Basta clicar aqui.

Dia de Plena Consciência com Thich Nhat Hanh no monastério Blue Cliff, Nova York



Thich Nhat Hanh liderou um "Dia de Plena Consciência" no Monasterio Blue Cliff em Pine Bush, New York, domingo passado, atraindo 1.500 praticantes da área. Blue Cliff, localizado a cerca de 90 minutos de New York City, é lar de monges e monjas da ordem do Interser fundada por Thay durante a Guera do Vietnã, e lá são organizados retiros regularmente. O Dia de Plena Consciência incluiu uma palestra de Dharma, a meditação andando, almoço em silêncio e relaxamento profundo. Um retiro de um dia inteiro de atenção e meditação.

disponível um vídeo (em inglês sem legendas, infelizmente) com a palestra de Thich Nhat Hanh nesse dia. Clique aqui.

Em vez de acalmar minha mente, tudo que faço é pensar.



Pergunta: Não posso meditar. Em vez de acalmar minha mente, tudo que faço é pensar. Estou fazendo algo errado?

À medida que praticamos a atenção plena ou consciência do momento presente, podemos esperar experimentar dificuldades. Por exemplo, com a crescente conscientização em cada momento, em cada situação de nossas vidas, começamos a ter consciência do que é desagradável e doloroso, bem como do que é agradável. Podemos nos tornar mais conscientes de experiências "neutras" também, vendo mesmo nestes algum aspecto desagradável ou agradável que era anteriormente despercebido. Esta consciência crescente do que é desagradável pode ser perturbador para o praticante no início. Eles podem erroneamente acreditar que "não estão fazendo a coisa certa" ou "não são feitas para meditar." Nesta fase, é importante que o praticante perceba que cada vez mais a nossa consciência de qualquer aspecto da vida está realmente progredindo.

- Jeff Brantley

Abra os olhos



Quem está ao sol e fecha os olhos,
Começa a não saber o que é o sol
E a pensar muitas cousas cheias de calor.
Mas abre os olhos e vê o sol,
E já não pode pensar em nada,
Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos


- Fernando Pessoa