Domingo, 20 de abril de 2014

As Nobres Verdades



No texto (clique aqui) de hoje Thich Nhat Hanh discute o primeiro ensinamento do Buda, sobre as Quatro Nobres Verdades. Trata-se do mal-estar, o caminho que leva ao mal-estar, bem-estar e o caminho que leva ao bem-estar. A Quarta Nobre Verdade, o caminho que conduz ao bem-estar, é chamado de Nobre Caminho Óctuplo. Este é o caminho das oito práticas corretas: visão correta, pensamento correto, fala correta, ação correta (do corpo). modo de vida correto, esforço correto, plena atenção correta e concentração correta.

Se olharmos profundamente o suficiente, veremos que estas quatro verdades contém tudo o que precisamos saber sobre a natureza do ser humano e da natureza do mundo que nos rodeia. Se virmos a verdadeira natureza das Quatro Nobres Verdades, veremos a verdadeira natureza do cosmos.

Leia o texto (clique aqui), e coloque em prática na sua vida. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Meditar é viver! Mais e melhor



Conheça as últimas (e surpreendentes) pesquisas sobre os benefícios da meditação, publicadas em uma das principais revistas científicas do planeta, e ensinar uma técnica tão simples que até quem nunca meditou vai conseguir.

Leia o artigo na Revista Saúde Abril

Habitando feliz no momento presente



Não se deixe perder em dispersões ou no ambiente que o cerca. Aprenda a focar sua atenção na respiração para recobrar o controle do corpo e da mente. Aprenda a manter a mente alerta e a desenvolver entendimento e concentração.

- Thich Nhat Hanh

Comunidade e Comunicação



Não diga palavras que possam criar discórdia e causar ruptura na comunidade. Todos os esforços devem ser empregados no sentido de reconciliar e resolver os conflitos, por menores que sejam.

- Thich Nhat Hanh