Quinta, 13 de março de 2014

Os milagres da atenção plena



A Atenção Plena Correta está sempre no âmago de todos os ensinamentos de Buda. A palavra sânscrita que designa atenção plena, significa "lembrar-se". A atenção plena consiste em lembrar-se constantemente de voltar ao momento presente.

No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina os sete milagres que a atenção plena gera. São muitos benefícios que essa prática nos proporciona como você poderá ver nesse ensinamento. Através da meditação podemos cultivar a atenção plena em nossas mentes e usufruir desses milagres.

Aprenda com o texto (clique aqui) e nos ajude dividindo seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Meditação tem resultado similar aos dos remédios para ansiedade e depressão



Trinta minutos diários de meditação podem atenuar sintomas de ansiedade e depressão, segundo uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

- Várias pessoas fazem meditação, mas não é uma prática terapêutica tradicional - diz o professor Madhav Goyal, que liderou o estudo publicado na revista “JAMA”.

- Em nosso estudo a meditação parece aliviar sintomas de depressão e ansiedade com os mesmos resultados dos antidepressivos relatados em outros trabalhos.

Os pesquisadores avaliaram o grau de mudança desses sintomas em pessoas que tinham uma variedade de condições médicas, tais como insônia ou fibromialgia, embora apenas uma minoria tivesse sido diagnosticada com doença mental. Goyal e seus colegas descobriram que a chamada meditação mindfulness - uma técnica budista de atenção plena - também teve sucesso no alívio da dor e do estresse.

A meditação mindfulness, o tipo que se mostrou mais promissor, é normalmente praticada por 30 a 40 minutos por dia e enfatiza a aceitação dos sentimentos e pensamentos, do momento presente sem julgamento, além do relaxamento do corpo e da mente.

Leia mais sobre esse assunto em O Globo

Abertura



Não idolatre nem se apegue a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia, nem mesmo às budistas. Os sistemas de pensamento devem servir como um meio para guiá-lo e não como verdade absoluta.

- Thich Nhat Hanh

Não apego a visões



Não pense que o conhecimento que você tem no presente é imutável, verdade absoluta. Evite estreitar sua mente limitando-a apenas à sua visão presente. Aprenda e ponha em prática o desapego de opiniões afim de que, assim, possa abrir-se para receber pontos de vista de outros. A verdade é encontrada na vivência, não no conhecimento conceitual. Esteja pronto a aprender, a observar a realidade em você mesmo e no mundo, ao longo de toda a sua existência.

- Thich Nhat Hanh