Domingo, 22 de junho de 2014

A energia habitual de raiva



Thich Nhat Hanh nos conta no texto dessa semana (clique aqui) a história de David e Angelina. Uma fábula muito bonita e rica de ensinamentos sobre o comportamento humano.

David sempre culpava os outros pela sua infelicidade. Ele fazia sofrer as pessoas mais próximas. Apesar de não querer que elas fossem infelizes, o hábito era tão forte, que ele não conseguia evitar suas atitudes. Angelina é a companheira, aquela pessoa muito agradável que passa a fazer parte da nossa vida e, se soubermos cuidar dela, nossa vida adquire mais significado. Como David não soube tomar conta de si mesmo e da energia que existia em seus hábitos não soube cuidar da sua Angelina. É por esse motivo que as Angelinas nos deixam, por sofrerem muito com o nosso comportamento.

Leia (clique aqui) e reflita sobre quem é sua Angelina. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Os efeitos da meditação



As últimas pesquisas sobre meditação a relacionam com a melhora nos sintomas da ansiedade, da depressão e até de doenças crônicas como artrite. Para Sara Lazar, pesquisadora em neurociência, não é exagero usar a prática milenar como tratamento.

Lazar, pesquisadora do Departamento de Psiquiatria do Massachusetts General Hospital, em Boston (EUA), medita desde 1994 e é pioneira no uso de imagens da atividade cerebral para investigar os efeitos da prática.

Em 2011, seu grupo publicou estudo mostrando que oito semanas de meditação são capazes de aumentar a massa cinzenta em certas regiões do cérebro, mesmo em pessoas sem experiência anterior.

À Folha, ela fala sobre os benefícios da prática. Clique aqui



Lembre-se das condições para a felicidade



Encontre um local tranquilo. Poderia ser o pé de uma árvore, um banco no parque, ou apenas um canto sossegado em sua casa. Em um pedaço de papel anote as condições que você tem para ser feliz. Após a sua respiração, volte para si mesmo. Veja todas as coisas maravilhosas que o seu corpo, mente e ambiente têm para oferecer. Se você tem olhos que podem ver, isto já é uma condição enorme para a felicidade. Você só tem que abrir os olhos e todas as formas e cores da vida maravilhosamente aparecem. Se você tiver ouvidos que podem ouvir, você é capaz de ouvir o canto dos pássaros e o suspiro do vento nos pinheiros. Ter tempo para sentar-se e apreciar a sua respiração, ter um caminho espiritual, abraçar seus entes queridos, seus filhos, seus netos, ter alimentos saudáveis para comer: há tantas condições para a sua felicidade que você poderia cobrir muito mais do que uma folha de papel ao enumerá-las. Deixe de lado a idéia de que só o futuro pode trazer-lhe felicidade. Você pode ser feliz com o que você tem agora.

- Thich Nhat Hanh

Mude



Se você não gosta de algo mude essa coisa. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude.

- Maya Angelou