Segunda, 20 de outubro de 2014

O Quinto Treinamento (parte 2)



Nessa semana sugerimos a continuação de um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh comenta sobre o Quinto Treinamento de Plena Atenção.

Os Treinamentos são uma referência budista para uma vida que busca evitar o sofrimento próprio e alheio. O Quinto Treinamento se refere ao consumo consciente. No texto Thay explica os tipos de nutrientes que consumimos. Nessa semana, na parte 2 do texto, estão os dois últimos nutrientes: a volição e a consciência.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Amor por nós mesmos



(...) nós mesmos precisamos de amor. Não é só a sociedade, o mundo exterior, que precisa de amor. Mas não podemos esperar que o amor venha de fora de nós. Deveríamos perguntar se somos capazes de amar a nós mesmos, assim como aos outros.

Estamos nos tratando amavelmente – pela forma como comemos; pela forma como bebemos; pela forma como trabalhamos? Estamos nos tratando com suficiente ternura e paz? Ou estamos nos alimentando com toxinas que compramos no supermercado – no mercado espiritual, intelectual e de diversão?

Então a pergunta é: Estamos praticando o amor por nós mesmos? Porque nos amar significa amar nossa comunidade. Quando somos capazes de nos amar, de nos nutrir de maneira adequada, sem nos intoxicar, nós já estamos protegendo e nutrindo a sociedade. Porque no momento em que somos capazes de sorrir, de olhar para nós mesmos com compaixão, nosso mundo começa a mudar.

- Thich Nhat Hanh - Building a community of love

Rótulos



A vida humana é um processo contínuo que envolve um corpo físico em constante mudança, assim como um número enorme de pensamentos, sentimentos e comportamentos em rápida mudança. Portanto, a sua vida é uma experiência em evolução, um fluxo contínuo. Você não é uma coisa; é por isso que qualquer rótulo é restrito e altamente impreciso ... rótulos abstratos como "inútil" ou "inferior" ou "digno" ou "superior" não comunicam nada e não significam nada.

- David Burns

Perspectiva parcial



Nós tendemos a nos ver, principalmente à luz das nossas intenções, que são invisíveis para os outros, enquanto vemos os outros, principalmente à luz de suas ações, que são visíveis para nós.

- J.G. Bennett