Domingo, 12 de outubro de 2014

Ensinamento para crianças



Sugerimos essa semana que você se delicie com esse texto (clique aqui) de Thich Nhat Hanh retirado de seu romance sobre a vida do Buda - Velho Caminho, Nuvens Brancas. Nele Sidarta ensina para crianças logo após sua iluminação sob a árvore Bodhi.

O texto fala de uma forma extremamente simples e direta sobre um dos fundamentos de nossa prática: viver em atenção plena. Thay também mostra o porquê de se buscar a atenção plena em cada momento da vida. Aproveite esse texto para ter um contato direto com o Buda histórico através da visão de Thich Nhat Hanh.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Aniversário de Thich Nhat Hanh



Omtem, dia 11 de outubro foi aniversário de nosso querido mestre Thich Nhat Hanh. Completou 88 anos e continua ativo escrevendo e ensinando em muitas partes do mundo. Desejamos vida longa ao nosso mestre para que ele possa continuar mandando sua mensagem de paz e compreensão entre pessoas e grupos por muito tempo.

"Precisamos entender a outra pessoa para fazê-la realmente feliz. E é por isso que compreensão é a outra palavra para Amor, para a Compaixão." (Thich Nhat Hanh)

Feliz Continuação querido mestre! Chúc mùng sinh nhât!

Somos o sonho



Somos aquilo que sentimos e percebemos.

Se estamos zangados, somos a raiva.

Se estamos apaixonados, somos o amor.

Se contemplamos um pico nevado, somos a montanha.

Ao assistir a um programa de televisão de baixa qualidade, somos o programa de televisão.

Enquanto sonhamos, somos o sonho. Podemos ser qualquer coisa que quisermos, mesmo sem uma varinha mágica.

- Thich Nhat Hanh - O Sol Meu Coração

Felicidade



Muitas pessoas olham para a felicidade fora de si, mas a verdadeira felicidade deve vir de dentro de nós. Nossa cultura nos diz que a felicidade vem de ter muito dinheiro, muito poder e uma alta posição na sociedade. Mas se você observar com cuidado, verá que muitas pessoas ricas e famosas não são felizes. Muitos deles se suicidam.

O Buda e os monges e monjas de sua época não possuía nada além de seus três mantos e uma tigela. Mas eles estavam muito felizes, porque eles tinham algo extremamente precioso: a liberdade.

De acordo com os ensinamentos do Buda, a condição mais básica para a felicidade é a liberdade. Aqui não significa liberdade política, mas a liberdade das formações mentais de raiva, desespero, inveja e ilusão. Estas formações mentais são descritas pelo Buda como venenos. Enquanto esses venenos ainda estiverem em nosso coração, a felicidade não será possível.

- Thich Nhat Hanh