Sábado, 20 de setembro de 2014

Transformando Energias de Hábito Negativas



Essa semana Thay comenta uma lenda sobre uma vida anterior do Buda (clique aqui) quando ele estava no inferno. O Buda fez muitos erros, como todos nós. Ele se fez sofrer e fez pessoas em torno dele sofrerem. Às vezes cometeu erros muito grandes e é por isso que em suas vidas precedentes esteva no inferno.

Thich Nhat Hanh confessa que também já esteve no inferno, muitos tipos de inferno e também constatou que mesmo no inferno a compaixão é possível. Com a prática da meditação budista, você pode evitar que o inferno se manifeste. E se o inferno se manifestar, você tem muitos modos de transformá-lo em algo que seja mais agradável. Quando você fica zangado, o inferno nasceu. A raiva faz você sofrer muito e não só você sofre, mas também as pessoas que você ama. Quando nós não sabemos como praticar, de tempos em tempos, criamos o inferno nas nossas famílias.

Um texto (clique aqui) muito lindo. Se desejar compartilhe seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sobre a saúde de Thich Nhat Hanh



Recebemos essa mensagem da Irmã Chan Khong, de Plum Village:

Queridos,

Nosso querido professor está indo bem, passo a passo.

Ele teve pneumonia em 2009, NÃO AGORA. Desde setembro de 2009, esta doença não voltou mais. Graças a Avalokita! Thay Phap Dang, um grande irmão em Plum Village - que não estava com Thay na Alemanha, portanto as notícias que recebeu não eram acuradas - de alguma forma exagerou quando colocou no seu facebook em 27 de agosto, notícias sobre as condições de saúde de Thay.

De fato desta vez, desde agosto de 2014, Thay teve uma forte infecção nos intestinos e cólons e por isso não podia comer muito enquanto esteve na Alemanha. Depois trabalhou demais e se sentiu exausto durante sua estada lá, no EIAB. Subiu 96 degraus, 3 vezes por dia por 21 dias! Agora de volta para Plum Village, está recuperando sua saúde aos poucos. Ele começa a comer aos poucos, bebendo muita água mineral para limpar seu sistema digestivo.

Muito obrigado a todos vocês maravilhosos irmãos e irmãs no dharma que oraram por Thay e libertaram muitos peixes e pássaros por sua longeividade.

Chan Khong


Descoberta



O que eu "descobri" foi que a felicidade não é algo que acontece. Não é o resultado de sorte ou acaso. Não é algo que o dinheiro possa comprar ou poder possa comandar. Ela não depende de eventos externos, mas, sim, de como os interpretamos. Felicidade, na verdade, é uma condição para a qual devemos estar preparados, cultivada e defendida privadamente por cada pessoa. Pessoas que aprendem a controlar a experiência interior serão capazes de determinar a qualidade de suas vidas, que é o mais perto que qualquer um de nós pode chegar de ser feliz.

- Mihaly Csikszentmihalyi (do livro "Flow")

Indiferente



O universo não é hostil a nós, nem é amigável. É simplesmente indiferente.

- J. H. Holmes