Quarta, 3 de dezembro de 2014

Os meios são o fim



Em nossa sociedade somos treinados a ser extremamente objetivos, ou seja, devemos chegar ao fim, ao resultado o mais rápido possível. Em função disso muitos de nós simplesmente ignoram a maneira como fazemos as coisas. Estamos tão concentrados em chegar ao fim que esquecemos do caminho, o meio para se chegar lá. Vivemos de fim em fim, e perdemos muito de nossa vida no esquecimento, ou apenas olhando para objetivos.

Thay no texto sugerido (clique aqui) fala que no budismo não há nenhuma distinção entre meios e fins. Ele ensina que cada passo que damos em nosso caminho deveria ser dado com atenção total para que possamos desfrutar daquele momento único e perceber as maravilhas ao nosso redor. Mas há uma energia de hábito que lhe impede de fazer assim. Você está acostumado a correr por acreditar que a felicidade não é possível aqui e agora, a felicidade só é possível no futuro. A energia de hábito nos diz: "rápido, rápido, vá, rápido, rápido, termine logo! O prazo final está próximo!", mas a prática está lhe dizendo o oposto: "não corra, desfrute, o aqui e o agora é a única coisa que você possui, a felicidade não pode ser possível fora do aqui e do agora".

Depois de ler o texto (clique aqui) reflita e se quiser divida seus insights sobre meios e fins em nosso blog. Basta clicar aqui.



Thich Nhat Hanh na UTI



30 de novembro de 2014 – Comunicado Oficial

A todos os Centros de Prática de Plum Village,
A todos os Centros de Prática e Sanghas do Mundo,
A nossos Caros e Queridos Amigos,

À medida que o Retiro de Inverno prossegue em todos os nossos centros de prática na Europa e nos Estados Unidos, Thay permanece hospitalizado, em situação estável.

Thay continua acamado, repousando tranquilamente e temos a sensação de que tem sobrevivido graças à sua profunda consciência da respiração, arraigada à Consciência Armazenadora, que o orienta neste processo de cura. Até mesmo os médicos estão surpresos com o nível consistente de oxigênio no sangue de Thay. Ele é, sem dúvida, o melhor “respirador” do mundo, inspirando-nos a aprofundar nossa consciência total da respiração. Thay continua lembrando-nos de que cada dia em vida é um milagre e que o simples ato de respirar é uma dádiva.

Sua tomografia mais recente nos mostra que a hemorragia reduziu levemente. O edema permanece presente, mas não piorou. Os médicos reuniram-se para reavaliar a conduta do tratamento e determinar a melhor nutrição ao corpo de Thay, à medida que entramos na fase de cuidados a médio prazo. Thay continua sendo atendido 24 horas por dia por seus assistentes monásticos e pelos enfermeiros do hospital. Somos muito gratos aos neurologistas pelo comprometimento e por manterem a mente e o coração abertos durante o processo de restabelecimento do Thay.

No início deste ano, Thay aceitou um convite do Papa Francisco para ir ao Vaticano nos dias 1 e 2 de dezembro para apoiar uma iniciativa global contra a escravidão moderna. Uma delegação de 22 monges e monjas - inclusive a Irmã Chan Khong e Thay Pháp An (Diretor do Instituto Europeu de Budismo Aplicado - Alemanha) - encontra-se agora em Roma para realizar o desejo de Thay.

Continuamos gratos pelas mensagens de apoio e energia de plena consciência e compaixão que vêm sendo geradas para o Thay. Onde quer que estejamos, sabemos que a prática de nos nutrirmos e nos curarmos é o melhor meio de cuidarmos juntos do Thay e de cuidarmos do momento presente.

O sofrimento é impermanente e é justamente por isso que podemos transformá-lo. A felicidade é impermanente e é justamente por isso que precisamos nutri-la. (Thich Nhat Hanh, 10 de junho de 2014).

Com confiança e amor,

Os Monges e Monjas de Plum Village

Carta para Thay



Caro Thay.

Durante a sessão de perguntas e respostas no Monastério Blue Cliff em 2013, perguntei-lhe sobre como viver alegremente com as limitações da idade.Você me disse como gostava de respirar e caminhar, praticando para seu professor e monges de sua idade que já passaram ou que estão em cadeiras de roda. Agora, por causa do que você nos ensinou por muitos anos, somos capazes de praticar e apreciar estas coisas para você e com você.

Nós sabemos que somos capazes de fazer muitas coisas simples que não são possíveis para você agora. E que nos torna mais conscientes de quão preciosa é cada ação e cada momento. Como somos um com você e toda a Sangha, sabemos que a nossa satisfação consciente não é apenas nossa, ela é sua também.

Você nos ensinou muitas vezes sobre a Segunda Flecha e como, sabendo como sofrer, se sofre muito menos. Como você tem praticado isso por muitos anos, eu acredito que você tem a energia de hábito que te ajuda a passar por essa experiência de forma simples, sem sofrer mais do que o necessário.

Você também nos ensinou sobre a bondade do sofrimento, e como ele pode despertar compaixão. Eu sei que este seu sofrimento é proveitoso para cada um de nós no corpo Sangha, lembrando-nos de praticar mais diligentemente e viver cada momento que nos foi dado.

Obrigado, querido Thay por este belo caminho que você nos mostrou ao caminhar por ele durante a sua vida!

- Faye Harasack (praticante de meditação - postado no Facebook)

Preserve a felicidade



Porque o sofrimento é impermanente, podemos transformá-lo. Porque a felicidade é impermanente, devemos preservá-la.

- Thich Nhat Hanh (junho de 2014)