Sexta, 14 de novembro de 2014

Feliz Continuação



Quando você nasceu? Quando você vai morrer? O que é nascer e morrer? Será que algum dia você nasceu? Será que algum dia vai morrer? O dia que você nasceu foi o dia que passou a existir?

No texto sugerido (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh responde essas perguntas de uma forma concreta através de um verso do Sutra do Coração. Ele ensina que não podemos conceber o nascimento do nada. Há apenas continuação. Você verá que você não apenas existia no seu pai e mãe, mas também nos seus avôs e avós. Nada pode nascer e também nada pode morrer. Morrer significa que de algo você se tornou nada. Você acha que podemos transformar alguma coisa em nada?

Leia esse texto (clique aqui) que quebra nossa maneira habitual de ver as coisas e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Thich Nhat Hanh na UTI



Plum Village, 12 de novembro de 2014

A todos os Centros de Prática de Plum Village,
A todos os Centros de Prática e Sanghas do Mundo,
A nossos caros e queridos amigos,

Respirando profundamente em plena consciência, anunciamos ao mundo que ontem, 11 de novembro de 2014, Thay (o mestre zen Thich Nhat Hanh) sofreu um grave acidente vascular cerebral. Thay está na UTI, onde vem sendo cuidado por médicos especialistas, enfermeiros e discípulos monáticos.

Thay continua reagindo e dando sinais de que está ciente da presença daqueles que estão ao seu redor. Consegue movimentar os pés, as mãos e os olhos. Há indícios de que poderá se recuperar totalmente.

Nos últimos dois meses, Thay começou a apresentar problemas de saúde devido à idade avançada. Foi internado em um hospital de Bordeaux em 01 de novembro. Vinha recuperando suas forças dia após dia, até que algo repentino e inesperado alterou seu estado.

Todos os monastérios da tradição de Plum Village estão organizando sessões de prática para gerar plena consciência e enviar energia de cura e amor ao Thay. Gostaríamos de pedir a toda a comunidade de praticantes de meditação do mundo que participem e nos apoiem neste momento crucial. Sabemos e acreditamos que Thay receberá toda nossa energia e isso será um grande apoio ao seu processo de cura e recuperação.

Nossa prática de estabilidade e paz neste exato momento é o melhor apoio que poderemos oferecer ao Thay. Que todos no mundo possam tomar refúgio em nossa prática – todos juntos, fluindo como um rio, oferecendo ao Thay nossa poderosa energia coletiva. Todos nós somos células do grande Corpo da Sangha que Thay manifestou ao longo de sua vida.

Novos relatórios sobre a saúde e a recuperação de Thay serão publicados oficialmente nos sites www.plumvillage.org, langmai.org, villagedespruniers.org, e www.facebook.com/thichnhathanh.

Em nome dos Conselho Monástico de Mestres do Dharma de Plum Village,

Bhikkhu Thich Chan Phap Dang
Bhikkhuni Thich Nu Chan Khong Nghiem

Seu aniversário?



Às vezes as pessoas te perguntam: "Quando é seu aniversário?" Mas você pode perguntar a si mesmo uma pergunta mais interessante: "Antes do dia que é chamado de meu aniversário, onde eu estava?" Pergunte a uma nuvem: "Qual é a sua data de nascimento? Antes de você nascer, onde você estava?"

Você perguntar a uma nuvem, "Quantos anos você tem? Você pode me dar a sua data de nascimento?" Se você puder ouvir profundamente ouvirá uma resposta. Você pode imaginar a nuvem nascendo. Antes de nascer ela era a água na superfície do oceano ou do rio e, em seguida, tornou-se vapor. Foi também o sol, porque o sol faz o vapor. O vento também está presente, ajudando a água a tornar-se uma nuvem. A nuvem não vem do nada; houve apenas uma mudança na forma. Não é um nascimento de algo a partir do nada.

Mais cedo ou mais tarde, a nuvem irá se transformar em chuva ou neve ou gelo. Se você olhar profundamente para a chuva, poderá ver a nuvem. A nuvem não está perdida; transformou-se em chuva, e a chuva é transformada em grama e grama em vacas e depois para o leite e depois para o sorvete que você come. Hoje, se você tomar um sorvete, gaste um tempo para olhar para o sorvete e dizer: "Olá, nuvem! Eu reconheço você."

- Thich Nhat Hanh

Nunca nasci e nunca morri



Este corpo não sou eu; Eu não estou preso neste corpo, sou vida sem limites, eu nunca nasci e nunca morri. Desde tempos sem início sempre fui livre. Nascimento e morte são apenas uma porta através da qual entramos e saímos. Nascimento e morte são apenas um jogo de esconde-esconde. Então sorria para mim, pegue minha mão e dê adeus. Amanhã nos encontraremos de novo ou até mesmo antes. Estaremos sempre nos encontrando novamente na verdadeira fonte, sempre nos encontrando novamente nos caminhos inumeráveis da vida.

- Thich Nhat Hanh