Sexta, 12 de dezembro de 2014

Verdadeiro Poder



Esta semana sugerimos que você estude um texto, (clique aqui) onde ele fala sobre o verdadeiro poder. Ele ensina que no Budismo vemos o poder diferentemente do modo que a maioria das visões no mundo. Os budistas estão interessados no tipo de poder que traz felicidade e não sofrimento.

Normalmente as pessoas perseguem o poder financeiro e político. Muitas pessoas acreditam que se atingirem estes tipos de poder, podem fazer muitas coisas e podem ser felizes. Mas se nós olharmos profundamente, veremos que as pessoas que estão correndo atrás de poder sofrem grandemente.

Através da história do executivo Frederick e do bilionário presidente de uma grande corporação o Thay, de forma contundente, nos convida a rever nossa postura e a refletir sobre a nossa vida diária.

Um texto muito impactante! Reflita após a leitura do texto completo (clique aqui) e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.



Thich Nhat Hanh e o budismo ocidental



Os ensinamentos de Thich Nhat Hanh estão mais influentes do que nunca. Sua posição como o monge, que estabeleceu uma forma de "budismo ocidental" palatável para o público europeu e norte-americanos permanece firme. Séculos a partir de agora, ele poderá muito bem ser lembrado como o monge cujo papel na transmissão de Budismo para diferentes regiões do mundo e seu sucesso na adaptação às necessidades locais foi tão importante quanto os dos tradutores indianos e seus colaboradores chineses na China imperial.

A contribuição de Thay para a definição da identidade do budismo ocidental tem sido, tanto em nível filosófico como pastoral (e, portanto, ele tem encontrado muitos aliados no Ocidente, tanto acadêmicos como monásticos). Sua volumosa produção de poesia, ensaios, estudos, e até mesmo ficção articula uma visão igualitária da plena atenção que pode ser adotada por todos, desde crianças a não-budistas. Sua filosofia do budismo engajado, um movimento espelhado por outras formas de budismo aplicado no Sri Lanka (Sarvodaya) e na Ásia (Budismo Humanista), tornou-se o tema da textos acadêmicos em Estudos Budistas.

Do ponto de vista pastoral, seus retiros em todo o mundo, a sua Ordem do Interser (interser é outro termo que ele cunhou) e o movimento Wake Up têm sido importantíssimos. Eles têm transformado vidas e comunidades individuais através da reconciliação, muitas vezes de forma que às vezes que pareciam inatingíveis no budismo. Ele mostrou ao mundo que o budismo pode estar profundamente envolvido na sociedade embora permanecendo desapegado.

- Buddhistdoor.com (para texto completo clique aqui)

Milagres



Gosto de caminhar pelas trilhas do campo, pelas plantações de arroz ladeadas por gramíneas selvagens, pisando conscientemente o solo maravilhoso. Nessas horas, a existência se torna uma realidade miraculosa e misteriosa. Normalmente, as pessoas consideram um milagre caminhar sobre a água ou no ar. Mas eu acho que o verdadeiro milagre é caminhar no chão. Todos os dias nos envolvemos em milagres que sequer reconhecemos: o céu azul, as nuvens brancas, as folhas verdes, os olhos negros e curiosos de uma criança - nossos próprios olhos. Tudo é um milagre.

- Thich Nhat Hanh

Importante



Lembre-se de que só existe um tempo importante e este tempo é agora. O presente é o único tempo sobre o qual temos domínio.
A pessoa mais importante é aquela que está à sua frente.
E a coisa mais importante é fazer essa pessoa feliz.

- Thich Nhat Hanh