Domingo, 22 de fevereiro de 2015

Alimentar a percepção a cada momento



No texto sugerido (clique aqui) desta semana, Thich Nhat Hanh fala sobre a prática da meditação. Ele nos ensina que em vários momentos é muito bom fechar as janelas para o mundo exterior para podermos arrumar nossa casa interior. As vezes, no meio de uma multidão, nós nos sentimos cansados, desanimados e solitários. Podemos ter vontade de nos retirar dali para que sozinhos possamos nos reaquecer. Nossos sentidos são nossas janelas para o mundo, e às vezes o vento passa por elas e perturba tudo que há em nosso íntimo.

Ele ensina que não importa onde você esteja, você pode respirar conscientemente. Todos precisamos voltar a nos mesmos de vez em quando, a fim de sermos capazes de enfrentar as dificuldades da vida. Isso pode ser feito em qualquer posição em pé, sentado, deitado ou caminhando.

Leia e depois compartilhe seus insights (clique aqui) participando em nosso blog. Basta clicar aqui.

A Bela Noite



Baso e seus três discípulos, Hyakujo, Nansen e Chizu (o nome deste último significa "Vaso de Sabedoria"), contemplavam juntos a bela lua de Outono durante a noite, ao som de grilos e ao sabor suave da brisa.
Hyakujo disse:
"Esta é uma noite ideal para realizar uma cerimônia budista."
Nansen disse:
"Esta noite é perfeita para fazer zazen."
Mas Chizu nada disse. Contemplava, com um suave sorriso, a bela lua naquela maravilhosa noite...
O mestre Baso olhou-o, e então comentou:
"O grande sutra acabou de preencher o "Vaso de Sabedoria", e depois retornou ao oceano, ao universo..."
________________
Comentário:
Um belo momento no tempo, e nada mais precisa ser dito.
Quando o zazen torna-se parte da natureza, basta a contemplação do sublime para que nossa mente se torne sólida, nosso corpo se mantenha em pleno equilíbrio. Neste caso, aonde mais precisamos ir para praticar?
Quando a cerimônia se estabelece na própria existência, os sons da natureza são como vozes devotadas a recitar os sutras, a lua adorna com sua preciosa luz o altar de Buddha. Nada mais é necessário para celebrar o Dharma, exceto sorrir em reverência.
O grande mestre Baso soube de imediato qual de seus discípulos havia sido tocado pela clareza. O generoso dom da sabedoria, como ondas no oceano universal, preencheu com plenitude a mente de Chizu.
E o que já era belo tornou-se imensurável.

- Monge Komyo

Medo



Medo, em grande parte, nasce de histórias que contamos a nós mesmos, e portanto eu escolhi contar a mim mesma uma história diferente da que é contada para mulheres. Eu decidi que estava segura. Eu estava forte. Eu era corajosa. Nada podia me derrotar. Insistir nessa história era uma forma de controle mental, e na maior parte do tempo funcionava.

- Cheryl Strayed (Do livro "Livre")

Diariamente



A vida há de ser colhida diariamente, Quem deseja economizar o hoje para o amanhã fica com a vida apodrecida nas mãos.

- Rubem Alves (Do livro "Do Universo à Jabuticaba")