Domingo, 15 de março de 2015

Cultivando a liberdade



Para Thich Nhat Hanh não há felicidade sem liberdade e a liberdade não nos é dada por nenhuma pessoa; temos que cultivá-la por nós mesmos. Essa semana te enviamos um texto (clique aqui) onde Thay nos explica como conseguir por nós mesmos essa liberdade.

Liberdade de que? Não estamos falando da liberdade física mas liberdade da mente, liberdade das aflições, da ira e do desespero. Thay sempre diz que a maior bênção não é aquela que cai dos céus e nos é dada, mas é a felicidade que cada um de nós é capaz de gerar para si próprio.

Leia o texto, reflita e compartilhe conosco em nosso blog. Basta clicar aqui.

Video de Thich Nhat Hanh com legendas



Coloquei legenda em um curto pedaço da entrevista que Thich Nhat Hanh deu a Oprah Winfrey. Nessa entrevista Thay diz que a pessoa não tem que meditar apenas diariamente. É possível meditar a cada momento. Assista Thay compartilhar sobre os 4 mantras que podemos praticar seja com outra pessoa seja sozinhos. Aproveite.

Clique aqui

Sobre a ganância



A coisa interessante sobre a ganância é que, embora o motivo subjacente seja a busca da satisfação, mesmo depois de obter o que deseja, você ainda não está satisfeito. É esse desejo irritante e incessante por mais coisas que leva a problemas. Por outro lado, se você está realmente contente, não importa se você conseguir o que quer ou não. De qualquer maneira, você permanece feliz.

- Dalai Lama

O que fazer pelo mundo?



Uma das melhores coisas que você pode oferecer para as pessoas ao seu redor é a sua maneira de ser. Você não precisa ter dinheiro no seu bolso [..] para fazer algo pelo mundo. Se você puder praticar habitar pacificamente no momento presente durante o dia, sendo plenamente consciente no que estiver fazendo, a paz vai irradiar de você e isso inspirará todos ao seu redor.

- Chan Khong (monja da tradição de Plum Village e principal ajudante de Thich Nhat Hanh por 40 anos)