Segunda, 8 de junho de 2015

Meditando no vento da primavera



Essa semana sugerimos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh fala sobre a prática da meditação. A palestra de Dharma aconteceu em sua última passagem pelo Vietnã.

Thay nos ensina que enquanto estivermos sentando parados há três elementos que precisamos harmonizar. O primeiro é o corpo, o segundo é a mente, o terceiro é a respiração - mente, corpo, e respiração. Às vezes nosso corpo está presente, mas a mente escapou para outro lugar. Escapa para o futuro, para o passado. É capturada em preocupações, tristeza, raiva, ciúme, medo. Não há nenhuma paz, nenhuma quietude. Se nós queremos sentar parados, temos que devolver a mente ao corpo.

Ele nos ensina um ghata (poema) para ajudar a focar nossa mente. Leia e aprenda (clique aqui), e compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

E-Book Grátis de Thich Nhat Hanh



"Uma Pedrinha para seu Bolso" é um livro para o público infantil e adolescente onde Thich Nhat Hanh conta várias histórias e explica de maneira simples vários conceitos e práticas budistas. A tradução para o português foi feita pela sangha por inspiração da Sister Jewel quando esteve no Brasil. Para fazer o download (versão para kindle) basta clicar aqui.

Blog da Sangha Brisa Marinha



A Sangha Brisa Marinha, da cidade de Rio Grande (RS) tem um blog muito interessante com posts frequentes de textos do Thay. Vale a pena conferir o ótimo trabalho da sangha em http://sanghabrisamarinha.blogspot.com.br.

O post mais recente do blog é:

Respire profundamente esta linda Gatha do Thây*:


O dia agora acabou.
Nossas vidas são curtas.
Agora nós olhamos com cuidado.
O que temos feito?

Nobre Sangha, com todo o seu coração,
Permita-nos ser diligentes,
cativantes com a prática.
Permita-nos viver profundamente,
livres de aflições
conscientes da impermanência
então a vida não nos
passará sem sentido

Tocando a terra

Senhor Buddha, em gratidão eu toco a terra três vezes para ver profundamente e fortalecer este voto que eu fiz com você.

* Extraído do livro "Touching the Earth", de Thich Nhat Hanh.Tradução livre de Thaís Garbin Araújo, praticante em Sangha Brisa Marinha.

Abertura



Consciente do sofrimento causado pelo fanatismo e pela intolerância estou determinado a não idolatrar ou me limitar por doutrinas, teorias ou ideologias, mesmo o budismo. Os ensinamentos budistas são princípios que me ajudam a aprender como observar profundamente e como desenvolver minha compreensão e minha compaixão. Eles não são doutrinas pelas quais se deva lutar, matar ou morrer.

- Thich Nhat Hanh (Primeiro treinamento da Ordem Interser)