Sábado, 18 de julho de 2015

O Esforço Correto



No texto dessa semana (clique aqui) estudamos mais um dos passos do Nobre Caminho Óctuplo, o caminho de 8 passos ensinado pelo Buda para que possamos nos libertar do sofrimento.

A Diligência Correta, ou o Esforço Correto, é um tipo de energia que nos ajuda a percorrer mais rápido o Nobre Caminho Óctuplo. Quando praticamos a meditação sentada ou andando, de forma a fazer nosso corpo e nossa mente sofrerem, esse esforço não representa o Esforço Correto nem está baseado na Compreensão Correta. Nossa prática deve ser inteligente, baseada na real compreensão do ensinamento. Não é porque praticamos muito que podemos dizer que praticamos o Esforço Correto.

Leia o texto (clique aqui) e se quiser depois compartilhe o que você achou do texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Thich Nhat Hanh chega aos EUA para reabilitação intensiva



Uma nova atualização de Plum Village relata que Thich Nhat Hanh viajou de seu monastério na França para o UCSF Medical Center em San Francisco para tratamento de reabilitação intensiva. Os médicos americanos recomendam que Thay siga um programa intensivo de terapia de cinco a seis meses, incluindo visitas ao hospital, durante o qual ele terá acesso as últimas inovações em técnicas de reabilitação robótica, bem como treinamento físico com especialistas. Thay terá também visitas de terapeutas que treinarão com ele em casa durante os outros dias da semana.

O informe reitera a mensagem que Thay (como é carinhosamente conhecido) está se recuperando bem. Apesar de atualmente ser incapaz de falar, Thay desembarcou do avião, a pé e "continua a transmitir a essência de sua prática." A mensagem termina com um apelo para doações. Plum Village espera que o programa de reabilitação de Thich Nhat Hanh vá custar centenas de milhares de dólares. Para obter mais informações ou fazer uma doação, visite www.thichnhathanhfoundation.org/healingthay.

Sombra



Nós somos moldados pelos nossos pensamentos; Nós nos tornamos aquilo que pensamos. Quando a mente é pura, a alegria segue como uma sombra que nunca sai.

- O Buda

Compaixão



A compaixão surge à medida que você amplia os limites de si mesmo, se estendendo para chegar a abranger todo o universo. Se abranger todos os seres humanos, todos os animais, todos seres vegetais, será difícil quebrar uma pedra, porque não matar, como preceito, inclui não quebrar uma pedra quando não há necessidade, não destruir nada.

Porque o mundo é mais amplo, a compaixão se expande. O crescimento da compaixão então compreende esquecer-se de si mesmo, o que significa morrer para si mesmo. Assim fazendo, podemos, então, abarcar tudo, e ao acontecer isso, existe a libertação

- Rev. Monge Meiho Gensho - Templo Soto Zen Daissen Ji