Sábado, 11 de julho de 2015

O Meio de Vida Correto



Sugerimos que você nessa semana leia e reflita sobre o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh discute mais uma prática do Caminho Óctuplo, o caminho das práticas que nos liberta do sofrimento: o Meio de Vida Correto.

Para praticar o Meio de Vida Correto, é necessário encontrar uma forma de ganhar a vida que não represente uma transgressão aos ideais de amor e compaixão. A forma pela qual você se sustenta pode ser uma expressão do seu ser mais profundo ou pode ser uma fonte de sofrimento para você e para os outros.

Temos sempre que ter consciência das consequências, imediatas ou remotas, do nosso trabalho. O Meio de Vida Correto não é apenas uma questão de escolha pessoal. Ele representa o nosso carma coletivo.Tudo o que fazemos é parte de nosso esforço de praticar o Meio de Vida Correto. Trata-se de um assunto muito mais amplo do que apenas o meio pelo qual obtemos nossa renda mensal.

Leia o texto, e divida seus comentários em nosso blog. Basta clicar aqui.


Vivendo como um monge Zen



Que tal viver sua vida como se você fosse um monge Zen? Vamos publicar as sugestões que Leo Babauta fez em seu blog ZenHabits.net.

1. Faça uma coisa de cada vez. Essa regra é parte da vida de um monge Zen: única tarefa, não multi-tarefa. Quando você estiver bebendo água, apenas beba água. Quando você estiver comendo, coma. Quando você estiver tomando banho, só tome banho. Não tente acabar algumas tarefas enquanto estiver comendo ou tomando banho. Provérbio Zen: "ao caminhar, caminhe. Quando comer, coma."

2.Faça lenta e deliberadamente. Você pode fazer uma tarefa de cada vez, mas também apressar essa tarefa. Em vez disso, relaxe e se mova-se lentamente. Faça suas ações deliberadas, não apressado e de fazendo de qualquer maneira. É preciso prática, mas ela te ajuda a se concentrar na tarefa.

3. Faça-a completamente. Coloque sua mente completamente na tarefa. Não passe para a próxima tarefa até que esteja terminado. Se, por algum motivo você não tem escolha senão fazer outra coisa, tente pelo menos concluir parcialmente a tarefa inacabada. Se você preparar um sanduíche, não comece a comê-lo até que você tenha guardado as coisas que você usou para prepará-lo, limpado o balcão e lavado a louça usada na sua preparação. Então você terá concluído essa tarefa e pode focar mais completamente na próxima tarefa.

Caminho?



Antes de iluminação corte lenha e carregue água. Após a iluminação, corte lenha e carregue água.

- Wu Li

Zen



Zen não é algum tipo excitação mas concentração na nossa rotina habitual diária.

- Shunryu Suzuki