Sábado, 12 de setembro de 2015

O Medo Original



Muitos de nós encontramo-nos frequentemente pensando em coisas que atiçam sentimentos de medo e tristeza. De onde vêm estes pensamentos que nos aterrorizam tanto? Como evitá-los e assim diminuir nosso medo e tristeza?

Essa semana oferecemos a você um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh ensina que muitos desses pensamentos vêm porque estamos sempre revisitando o passado ou pelas incertezas do futuro. Thay nos diz que isso é apenas o passado. Você já não está no passado. Está no momento presente. Aquilo aconteceu, sim — no passado. Mas o passado já se foi. Agora as únicas coisas que ficaram são memórias e fotos. Mas se nos fixarmos no momento presente, podemos olhar para o passado de uma forma diferente e transformar o seu sofrimento.

Depois de ler compartilhe seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.


Nirvana





Tradução: Inspirando, Expirando. Feliz. Obrigado. Muito Feliz.

As primeiras palavras de Thich Nhat Hanh depois de sofrer um derrame são como uma meditação guiada.

Coragem



A coragem que vence o medo tem mais elementos de grandeza que aquela que o não tem. Uma começa interiormente; outra é puramente exterior. A última faz frente ao perigo; a primeira faz frente, antes de tudo, ao próprio temor dentro da sua alma.

- Fernando Pessoa

Aliviando o medo



A única maneira de aliviar nosso medo e ser verdadeiramente feliz é reconhecer nosso medo e olhar em profundidade para sua origem. Ao invés de tentar escapar do nosso medo, podemos convidá-lo para nossa consciência e olhar para ele com clareza e profundidade.

- Thich Nhat Hanh