Terça, 25 de agosto de 2015

Momento de gratidão



No texto sugerido dessa semana ( clique aqui ) Thich Nhat Hanh lembra que existem momentos em que sentimos gratidão pela pessoa que compartilha a nossa vida. Apreciamos profundamente a presença dessa pessoa. Ficamos cheios de compaixão, gratidão e amor. Todos já tivemos momentos assim na vida. Nós nos sentimos gratos por a outra pessoa estar viva e ter estado ao nosso lado durante momentos muito difíceis.

Ele sugere que quando sentir isso de novo, você usufrua esse momento. Esse momento de gratidão é um instante de iluminação, de plena consciência, de inteligência. É uma manifestação que vem das profundezas da sua consciência. Você possui essa compreensão dentro de si. Mas, quando você se zanga, sua gratidão e seu amor simplesmente parecem não estar presentes. Você se sente como se eles nunca tivessem existido. Como ter equilíbrio? Como lidar com isso?

Leia o texto (clique aqui) e depois divida conosco seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Fique parado




Ficar parado é uma prática de aquietar o corpo e mente. Quando a mente está parada, somos capazes de ver as coisas claramente.

Tolerância



Ao invés de converter os seguidores de outras religiões para o budismo, os budistas podem encorajá-los a praticar suas próprias religiões, pois os budistas nunca pensam que os seguidores de outras religiões são pessoas más.

- Ven. Sri Dhammananda

Fala e escuta



Você tem pontos de vista, você tem experiências, você tem ideias. Você tenta oferecer para a sangha tudo o que você vê e sente, e permite que todas as pessoas na sangha tenham a mesma oportunidade de expressar suas ideias, seus pontos de vista, suas experiências.

Praticar a escuta profunda uns aos outros é muito importante e falar usando o tipo de discurso que permite que os outros te entendam também. Com orgulho, com arrogância, com irritação, você não pode ajudar as outras pessoas a entenderem o seu insight, sua visão, sua experiência. Então, há duas coisas na prática: ouvir profundamente com compaixão e tentar se expressar usando uma fala amorosa e gentil que possa transmitir a sua visão. É muito bonito.

- Thich Nhat Hanh