Segunda, 31 de agosto de 2015

Os Cinco Agregados (parte 1)



Essa semana sugerimos que você estude a primeira parte de um texto (clique aqui) básico de budismo onde Thich Nhat Hanh nos ensina sobre os Cinco Agregados ou Skandhas

De acordo com o budismo, os seres humanos são compostos de Cinco Agregados (skandhas): forma, sensações, percepções, formações mentais e consciência. Os Cinco Agregados contêm em si tudo o que existe - tanto dentro como fora de nós, na natureza e na sociedade. Diferentemente da visão ocidental que é dualista, os cinco skandhas intersão. Observe com atenção os cinco rios que correm dentro de você e veja como cada um deles contém em si os outros quatro. Nesse primeiro texto estudaremos a forma, as sensações e as percepções.

Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.


Sorria




"Ä paz começa com seu adorável sorriso".

Quando sorrimos, nossos músculos da face e de todo o nosso corpo relaxam. Inspirando, eu sorrio. Expirando eu relaxo. Inspirando, sei que você está aí. Expirando, eu sorrio. Um sorriso genuíno é a marca da aceitação e do amor. É uma mensagem de paz e felicidade que podemos oferecer a nós mesmos e para todos à nossa volta.

Entenda as limitações



Não sobrecarregue os outros com suas expectativas. Entender as limitações deles pode inspirar compaixão ao invés de desapontamento, garantindo relações benéficas e funcionais. Lembre-se que vocês só têm um curto período juntos. Seja grato por cada dia que compartilha.

- Chagdud Tulku Riponche

Gratidão



Aos que a riqueza toca
O ouro irrita a pele.
Aos que a fama bafeja
Embacia-se a vida.

Aos que a felicidade
É sol, virá a noite.
Mas ao que nada espera
Tudo que vem é grato.

- Fernando Pessoa