Terça, 8 de setembro de 2015

Os Cinco Agregados (parte 2)



Essa semana sugerimos que você estude a segunda parte de um texto (clique aqui) básico de budismo onde Thich Nhat Hanh nos ensina sobre os Cinco Agregados ou Skandhas

De acordo com o budismo, os seres humanos são compostos de Cinco Agregados (skandhas): forma, sensações, percepções, formações mentais e consciência. Os Cinco Agregados contêm em si tudo o que existe - tanto dentro como fora de nós, na natureza e na sociedade. Diferentemente da visão ocidental que é dualista, os cinco skandhas intersão. Nesse segundo texto estudaremos a forma, as formações mentais e as consciência.

Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.


Nirvana





Nirvana está disponível no aqui e agora. Não é um lugar para irmos quando morrermos. Está disponível para todos nós enquanto estamos vivos. A palavra "nirvana" era usada pelos camponeses na Índia para descrever o resfriamento das cinzas depois que o fogo se extingue. O Buda usou "nirvana" para descrever o resfriamento do fogo das aflições - ou seja o resfriamento da raiva, do medo, da ansiedade e assim por diante. Com plena consciência e insight, cada um de nós pode refrescar seu espírito, resfriar suas aflições e tocar o nirvana exatamente aqui e agora.

Na frase da figura Thay usou um jogo de palavras. `Cool` em inglês pode significar frio (se referindo ao resfriamento das afliçÕes), mas `cool` também significa na gíria, legal, bacana. A tradução seria: "Nirvana é legal (ou frio), nirvana é agora".

Sobre a felicidade



Buda concordava com a biologia moderna e com os movimentos da New Age ao afirmar que a felicidade independe de condições externas. Mas sua compreensão mais importante e mais profunda foi que a verdadeira felicidade também independe de nossas sensações interiores. Com efeito, quanto mais importância damos a nossas sensações, mais ansiamos por elas, e mais sofremos. A recomendação de Buda era parar a busca não só de conquistas externas, como também, acima de tudo, a busca de sensações internas.

- Yuval Noah Harari (no livro "Sapiens: Uma breve história da humanindade"

Sorriso



Quero sempre poder ter um sorriso estampado em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.

- Mario Quintana