Sexta, 27 de novembro de 2015

Observar a respiração



No estilo de prática Plum Village, uma hora de estudo devem ser iguais a sete horas de prática; para cada hora de aprendizagem em um livro, precisamos ter sete horas de colocar isso em prática. Muitos de nós são muito bons em aprender um monte de conceitos e terminologias budistas: lendo livros de Dharma, sutras, comentários e assim por diante, mas na verdade não são tão bons pegando estas práticas e aplicando-as nas nossas vidas diárias.

No texto sugeriido Brother Phap Hai (clique aqui) nos ensina a prática básica de Plum Village, a atenção plena na respiração e nos pergunta porque temos dificuldade de praticar e mantemos nossa espiritualidade apenas no nível mental? Como isto se relaciona com as nossas energias de hábito ou zonas de conforto?

Leia o texto (clique aqui) e comente em nosso blog. Basta clicar aqui.

Tolerância



A tolerância nos dá um discernimento espiritual que está tão distante do fanatismo como o Polo Norte está do Sul. Verdadeiro conhecimento da religião derruba as barreiras entre uma fé e outra, e dá origem à tolerância. O cultivo da tolerância para com as demais crenças proporciona uma compreensão mais verdadeira da própria.

- Gandhi

Histórias



Os homens criam muitas histórias para acreditar, todas são ilusórias. As crenças são ilusões, quando você chega no budismo ele não lhe oferece nada em que crer ou algo do tipo, “acredite no que o professor está dizendo”. O budismo é experiencial. Teste e experimente, se funciona para você é bom se não funciona, desista. Se você não gosta do professor porque ele é muito desagradável dizendo coisas desoladoras, pode ir embora. O budismo não faz força para atrair pessoas, mais ainda, costuma dizer coisas para as pessoas irem embora. O Zen Budismo é para despertar, não para acreditar. Uma pergunta que sempre surge é: “Em quê o Budismo acredita?”, a resposta, não sei, isso é problema seu que acha que é preciso alguma crença.

- Monge Genshô

Nunca desistir



Pratique a paz. Nos momentos de terror, quando o medo engrandece e parece insuportável, jamais devemos desistir de praticar a virtude do amor fraterno.

Nos momentos de ódio, será com paz nos corações e mentes que poderemos cultivar a cura para as dores da intolerância e do fanatismo.

Contra a escuridão que nos envolve, apenas a luz da sabedoria pacífica nos indicará o caminho, e nos dará a medicina fundamental para a superação da ignorância que dilacera a alma da humanidade.

- Monge Komyo