Terça, 08 de dezembro de 2015

Aquecimento Global e Plena Consciência



Os sinos de plena consciência estão soando. Por toda a Terra estamos experimentando enchentes, secas e incêndios florestais. O gelo está derretendo no Ártico e furacões e ondas de calor estão matando milhares. As florestas estão desaparecendo rapidamente, os desertos estão crescendo, espécies estão se extinguindo cada dia, e mesmo assim continuamos a consumir, ignorando o soar dos sinos.

Em tempos de Conferência sobre o Clima, o texto (clique aqui) sugerido dessa semana traz um alerta de Thich Nhat Hanh, nos mostrando que os sinos de plena consciência sobre a situação de nosso planeta estão soando, mas poucos estão ouvindo e agindo realmente. O que você está fazendo de concreto para mudar a situação do planeta?

Leia (clique aqui) e divida suas práticas para salvar o planeta em nosso blog. Basta clicar aqui.


Não procure o budismo



"Se você quer milagres, não procure o Budismo. O supremo milagre para o Budismo é você lavar seu prato depois de comer."
(...)
"Se você quer uma crença cega, não procure o Budismo. Ele o ensinará a pensar com sua própria cabeça."
(...)
"Se você quer ser sério e austero, não procure o Budismo. Ele vai ensiná-lo a brincar e a se divertir."
"Se você quer brincar e se divertir, não procure o Budismo. Ele o ensinará a ser sério e austero.".

- Reverenda Yvonette Silva Gonçalves

Planejar x momento presente



Aluno: Pensando no budismo como a tentativa de trazer tudo para o aqui agora, como eu levo isso para a minha vida no trabalho? Como eu não faço planos?

Monge Genshô: Não vamos confundir planejamento com expectativa. Quando você medita tem que aprender a não alimentar expectativa e não viajar para o passado, porque expectativa futura é fantasia e o passado é memória. Mas quando você está trabalhando e precisa planejar, precisa planejar mesmo. Eu trabalho como consultor de empresas, o que eu faço é planejar. Mas na hora de planejar eu planejo, na hora que entro num avião e vou para outro lugar, eu durmo. Antigamente eu sentava e ficava pensando: “vai acontecer isso e aquilo, preciso preparar a palestra” e esse comportamento me gerava ansiedade. O primeiro medo mais frequente no ser humano é acrofobia, medo de altura, e o segundo é falar em público. As pessoas ficam nervosas e eu ficava também, até que uma mestre me disse o seguinte: “não prepare, se você estiver imbuído do Dharma ele sai da sua boca”, portanto não me preocupo mais, não gero ansiedade.

Até 2016



Essa é a última newsletter de 2015 e por isso desejamos a você um grande final de ano e muita saúde e paz em 2016, sem ansiedades, vivendo cada momento em intensidade, simplesmente desfrutando o que surgir. Leia menos e pratique mais!