Segunda, 29 de fevereiro de 2016

14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 4)



Na Ordem Interser, há dois grupos de treinamentos. Para os iniciantes existem os 5 Treinamentos de Plena Consciência e para os que desejam entrar na Ordem Interser e colocar na vida uma prática mais profunda, há os 14 Treinamentos da Ordem Interser, que são mais específicos e exigem um nível maior de prática.

Continuando nossa sequência de estudo sugerimos um texto (clique aqui) com mais três treinamentos da Ordem. Lembre-se sempre que o objetivo dos treinamentos não é a sua prática perfeita, 100% correta, o que seria impossível, mas a melhoria contínua, dia a dia, na direção apontada por eles. Escolha um treinamento e tente melhorar um pouco nele. Se auto avalie e veja um aspecto onde você pode trabalhar consigo mesmo. Essa é a prática.

Leia (clique aqui) e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.


Pesquisadora de Harvard comprova benefícios da meditação



Sara Lazar, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, foi uma das primeiras cientistas a aceitar as subjetivas reivindicações a respeito dos benefícios da meditação e atenção plena e a testa-los com o uso de tomógrafos computadorizados. O que ela encontrou a surpreendeu – que a meditação pode, literalmente, mudar seu cérebro. Ela explica:

Reporter:Porque você começou a prestar atenção para a meditação, atenção plena e o cérebro?

Sara: Eu e uma amiga estávamos treinando para a maratona de Boston. Tive algumas lesões por esforço e procurei um fisioterapeuta, que me disse para parar de correr e apenas fazer alongamentos. Então comecei a praticar ioga como forma de fisioterapia. Percebi que era muito poderoso, que eu tinha benefícios reais, então fiquei interessada em saber como funcionava. A professora de ioga usou de vários argumentos, dizendo que a ioga iria aumentar a compaixão e abrir o coração. E eu pensei: “ok,ok,ok, estou aqui para alongar”. Mas comecei a perceber que eu estava mais calma. Estava mais apta a lidar com situações mais difíceis. Estava mais compassiva e com o coração mais aberto, e capaz de ver as coisas pelo ponto de vista dos outros. Pensei, talvez fosse apenas uma resposta placebo. Mas então fiz uma pesquisa bibliográfica da ciência, e vi evidências de que a meditação havia sido associada à diminuição do estresse, da depressão, ansiedade, dor e insônia, e ao aumento da qualidade de vida. A essa altura, estava fazendo meu PhD em biologia molecular. Então simplesmente resolvi mudar e comecei a fazer essa pesquisa como um pós- doutorado.

Reporter: O que você descobriu?

Sara: Descobrimos diferenças no volume do cérebro depois de oito semanas em cinco regiões diferentes dos cérebros dos dois grupos. No grupo que aprendeu meditação, encontramos um aumento do volume em quatro regiões.

Reporter: Então por quanto tempo alguém precisa meditar até que comece a ver mudanças no seu cérebro?

Sara: Nossos dados mostram mudanças no cérebro após apenas oito semanas. Em um programa de atenção plena com foco na redução de estresse, nossos pesquisados participaram de uma aula por semana. Eles receberam uma gravação e foram solicitados a praticar por 40 minutos por dia em casa.

- Parcialmente retirado do site Fãs da Psicanálise

Nos encontramos



Este corpo não sou eu.
Eu não sou limitado por este órgão.
Eu sou a vida sem limites.

Eu nunca nasci,
e eu nunca morri.

Olhe para o mar e o céu cheio de estrelas,
manifestações de minha mente,
verdade maravilhosa.

Desde antes dos tempos, eu sou livre.
O nascimento e a morte são apenas
portas pelas quais passamos,
limiares sagrados
no nosso caminho.

Nascimento e morte são um jogo de
esconde-esconde.

Então ria comigo,
segure a minha mão,
vamos dizer adeus,
despedir-se,
reunir-se novamente
em breve.

Nós nos encontramos hoje.
Nós vamos nos encontrar novamente
amanhã.
Nós vamos nos encontrar na fonte a
cada momento.
Nós nos encontramos uns aos outros em
todas as formas de vida.

- Thich Nhat Hanh