Segunda, 1 de fevereiro de 2016

14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 3)



Na Ordem Interser, há dois grupos de treinamentos. Para os iniciantes existem os 5 Treinamentos de Plena Consciência e para os que desejam entrar na Ordem Interser e colocar na vida uma prática mais profunda, há os 14 Treinamentos da Ordem Interser, que são mais específicos e exigem um nível maior de prática.

Continuando nossa sequência de estudo sugerimos um texto (clique aqui) com mais três treinamentos da Ordem. Lembre-se sempre que o objetivo dos treinamentos não é a sua prática perfeita, 100% correta, o que seria impossível, mas a melhoria contínua, dia a dia, na direção apontada por eles. Escolha um treinamento e tente melhorar um pouco nele. Se auto avalie e veja um aspecto onde você pode trabalhar consigo mesmo. Essa é a prática.

Leia (clique aqui) e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.


O monge budista é um herói na luta contra do mundo pelo clima



A arquiteta das negociações históricas sobre clima em Paris credita aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh a ajuda para intermediar a negociação.


Uma das forças orientadores nos bastidores do acordo do clima de Paris é um monge Zen-Budista Vietnamita de 89 anos de idade.

Christiana Figueres, que liderou as negociações sobre o clima, creditou a Thich Nhat Hanh com tendo desempenhado um papel central em ajudá-la a desenvolver a força, a sabedoria e a compaixão necessárias para forjar o acordo sem precedentes, acompanhado de 196 países.

Figueres, secretária executiva da Convenção das Nações Unidas sobre mudança do clima, diz que os ensinamentos de Thay, como ele é conhecido por suas centenas de milhares de seguidores em todo o mundo, "literalmente caíram no meu colo" quando ela estava passando por uma crise pessoal profunda há três anos.

Ela diz que a filosofia budista de Thay, que atualmente está se recuperando de um derrame, ajudou a lidar com a crise, permitindo-lhe manter o seu foco sobre as negociações de clima também.

"Esta tem sido uma maratona de seis anos sem descanso no meio," ela disse. "Eu realmente precisava de algo para me apoiar, e não acho que eu teria a resistência interna, a profundidade do otimismo, a profundidade do compromisso, a profundidade da inspiração se eu não tivesse sido acompanhada pelos ensinamentos de Thich Nhat Hanh."

- Parcialmente retirado do site Huffington Post

Você sabia?



No ano passado, Thich Nhat Hanh foi convidado pelo Presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, à sede de Washington da organização para um evento com o seu pessoal. Seu livro favorito de Thich Nhat Hanh é "O Milagre de Plena Atenção" e Kim elogia a prática do monge Zen por ser "profundamente sensível e compassivo para com aqueles que estão sofrendo."

Thich Nhat Hanh também visitou o vale do silício em 2013, a convite do Google e também foi convidado a conduzir um dia de atenção plena para CEOs (presidentes) de 15 das mais poderosas empresas de tecnologia do mundo. Marc Benioff, CEO da Salesforce - uma empresa gigante de computação - tem apoiado ativamente reabilitação de Thay depois que ele adoeceu.

Paz da mente



Felicidade e sofrimento podem ser divididos em duas categorias principais: mental e física. Dos dois, é a mente que exerce a maior influência sobre nós. Desde que nós não estejamos doentes ou carentes de necessidades básicas, e o nosso corpo esteja feliz, praticamente o ignoramos. A mente, no entanto, registra tudo o que acontece conosco, não importa quão pequena. Portanto, devemos focar nossos esforços buscando a paz da mente.
- Dalai Lama