Sexta, 8 de abril de 2016

O quarto nutriente: consciência



No ensinamento do Buda, há quatro tipos de nutrientes. Talvez seja mais claramente descrito no Discurso do Buda sobre os Quatro Tipos de Nutrientes. É uma contemplação muito profunda sobre os quatro tipos diferentes de alimento para o corpo e a mente.

No texto de hoje (clique aqui) Phap Hai (monge sênior da Ordem Interser) nos ensina sobre o quarto tipo de nutriente:a consciência em si ou, mais especificamente, as sementes em nossa consciência. A psicologia da escola de budismo Vijnanavada descreve cinquenta e uma dessas sementes: sementes de felicidade, sementes de alegria, as sementes da paz, da compreensão, da atenção plena, bem como sementes de raiva, ciúme, ódio. Estas também são formas de nutrição.

Leia (clique aqui) e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.


Impermanência



Que fim levaram os velhos e os jovens?
E que fim levaram as mulheres e as crianças

Todos estão bem vivos em algum lugar;
O menor broto mostra que a morte na verdade não existe,
E se um dia existiu, seguiu tocando a vida, sem ficar a espera para interrompê-la,
E cessou assim que a vida apareceu.

Tudo segue e segue sem parar...nada se colapsa,
E morrer é diferente do que se imaginava, e mais afortunado.

- Walt Whitman

Um passo de cada vez



No montanhismo, aprendemos que não se deve avançar pensando simplesmente em chegar em algum lugar. É preciso dar um passo após o outro, concentrando-se em cada um deles. A minha entrada no mundo das aventuras foi assim. Dei cada passo com extrema dedicação, curtindo o gesto. E a caminhada levou-me a ser o que sou.

- Rodrigo Raineri (alpinista, do livro "No Teto do Mundo")

Benefícios da meditação



Alcançar uma perspectiva mais ampla é como abrir uma janela num quarto abafado - toda a atmosfera se renova e a brisa fresca traz alternativas para nossas maneiras habituais de reagir. Por meio da prática da auto observação na meditação e na vida diária, mesmo as nossas questões mais profundas podem ser respondidas. Podemos descobrir o que somos e o que estamos fazendo nesta terra. Por fim, poderemos entrar em contato com um corpo de conhecimento tão vasto que toca todas as coisas.

- Tartang Tulku