Segunda, 2 de maio de 2016

Liberando uma percepção errada



Muitas vezes ficamos presos a percepções erradas sobre nós mesmos e sobre o mundo e isso pode causar grande sofrimento. Achamos que conhecemos nosso parceiro ou parceira e perdemos aquele olhar de iniciante que olha tudo com curiosidade.

No texto sugerido (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que a falta de comunicação, entre casais e na família, solidifica essas percepções erradas e pode levar a separação e destruição de famílias. Se pudermos ter tempo para abrir a porta da comunicação do nosso coração e compartilhar com amor os nossos sofrimentos e sonhos, não só o relacionamento vai florescer, mas nossos filhos e a comunidade irão também se beneficiar disso.

Leia o texto (clique aqui) e se quiser divida conosco seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Lentes Verdes



Imagine colocar um par de óculos de sol verde-escuros. Tudo que você vê apareceria em tons de verde: pessoas verdes, carros verdes, edifícios verdes, arroz verde e pizza verde. Mesmo suas próprias mãos e pés pareceriam verdes. Se você tirar os óculos, toda a sua experiência mudaria. "Oh, as pessoas não são verdes! Minhas mãos não são verdes! Pizza não é verde!

Mas e se você nunca tirasse os óculos? E se você acreditasse que você não pudesse viver sem eles, que você ficasse tão apegado a eles que nunca considerasse tirá-los mesmo quando fosse dormir? Certamente você passaria pela vida vendo tudo em tons de verde. Mas você perderia, não veria muitas outras cores. E uma vez que você ficasse acostumado a ver as coisas em tons de verde, raramente pararia para considerar que verde pode não ser a única cor que pode ser vista. Você começaria a acreditar de todo coração que tudo é verde.

Da mesma forma, certos hábitos mentais e emocionais condicionam nossa visão de mundo. Nos tornamos apegados ao "ponto de vista dos óculos". Acreditamos que o modo que vemos as coisas é o modo como as coisas verdadeiramente são.

- Yongey Mingyur Rinponche

A origem das percepções



Não vemos as coisas como elas são.
Nós as vemos como nós somos.

- Talmud

Mude seu olhar



O mundo ao redor continua o mesmo, mas nós mudamos nosso olhar, e isso muda tudo. (...) Nada é fixo, oscilamos constantemente. O ponto mais importante não é o conteúdo das experiências, mas o fato de que, presos em alguma delas, a tomamos como fixa, e também tomamos como fixa a visão de mundo que a acompanha.

- Padma Samten