Segunda, 25 de abril de 2016

A felicidade de uma só pessoa



Muitas vezes quando iniciamos um relacionamento não conhecemos a nós e ao nosso parceiro suficientemente. Essa falta de conhecimento e de comunicação é causa de muito sofrimento e separações

No texto sugerido (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que ao nos apaixonarmos, construímos uma bela imagem que projetamos em nosso parceiro e podemos ficar um pouco chocados quando nossas ilusões desaparecem e descobrimos a realidade de viver com alguém. A menos que saibamos como praticar plena consciência juntos, olhando profundamente para nós mesmos e para o nosso parceiro, poderemos achar difícil sustentar o nosso amor.

Leia o texto (clique aqui) e se quiser divida conosco seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Viva o agora



O momento mais maravilhoso de sua vida já aconteceu? Pergunte-se. A maioria de nós responderá que ainda não aconteceu, mas que poderia ocorrer a qualquer hora. Não importa nossa idade, tendemos a sentir que o momento mais maravilhoso de nossa vida ainda não aconteceu. Tememos que possa ser tarde demais, mas ainda não perdemos a esperança. Porém, a verdade é que se continuarmos vivendo no esquecimento - ou seja, sem a presença da plena consciência - este momento jamais ocorrerá.

Os ensinamentos do Buda mostram de forma clara e simples como fazer deste o momento mais magnífico e maravilhoso de sua vida. Este momento presente deve tornar-se o momento mais maravilhoso de sua vida. Tudo de que você precisa para transformar este momento presente em um momento maravilhoso é liberdade. Tudo de que você precisa é libertar-se de suas preocupações e inquietações sobre o passado, o futuro, e assim por diante.

O profundo insight da impermanência possibilita isso. Algo que nos ajuda muito é mantermos viva nossa concentração sobre a impermanência. Você acha que aquela pessoa estará em sua vida para sempre, mas não é verdade. Essa pessoa é impermanente, assim como você. Portanto, se puder fazer algo para deixar essa pessoa feliz, faça-o imediatamente. Qualquer coisa que você possa fazer ou dizer para deixá-lo ou deixá-la feliz - diga ou faça agora. É agora, ou nunca.

- Thich Nhat Hanh

Descanse no momento presente



Diálogo entre um buscador incansável e a vida:

- ‘Onde está minha verdadeira Casa? Quando meu sofrimento vai acabar?’, o buscador nostálgico pergunta.

- ‘Você já está em casa’, responde a Vida, ‘mesmo no meio da sua dor‘.

- ‘Mas eu não consigo ver isso agora!’, responde o buscador.

- ‘Claro que você não pode’, responde a Vida. ‘Por isso desista de tentar vê-la no futuro. Simplesmente descanse nesta experiência do momento presente de ser incapaz de ver. Descubra que você está em Casa mesmo nessa sensação presente de nostalgia, mesmo nessa frustração, mesmo no seu fracasso de escapar a este momento. Para quem isso tudo esta aparecendo exatamente agora?‘

Prática



Quando pessoas que vem praticando há muitos anos parecem estar com raiva, insensíveis, ou superiores, os novos praticantes podem se perguntar "Se é isto que vocês produzem depois de muitos anos de prática, porque nós deveríamos fazer esta prática?" Sem uma sangha que nos reflita para nos vermos, poderemos continuar praticando por muito tempo, pensando que estamos nos tornando iluminados, seres compassivos enquanto parecemos aos outros como raivosos e insensíveis.

- Daniel Silberberg (Do livro"The zen of Alice")