Sábado, 9 de julho de 2016

A linguagem do verdadeiro amor



Provavelmente existem pessoas com quem você tem dificuldade de se relacionar. Talvez existam ressentimentos. Contudo precisamos nos dedicar à prática de abrir e restabelecer a comunicação. Expresse sua disposição, seu desejo de fazer as pazes quem você teve alguma dificuldade de relacionamento. Peça a ela que lhe dê apoio.

Thich Nhat Hanh no texto de hoje (clique aqui) diz que existem muitas maneiras de se comunicar, e a melhor delas é demonstrando que você não guarda nenhum sentimento de raiva ou reprovação. Você mostra que entende e aceita a outra pessoa, e transmite isso a ela não apenas através de palavras, mas também com o seu jeito de ser com os olhos cheios de compaixão e as ações repletas de ternura. Quando você começa a mudar, torna-se capaz de restabelecer a comunicação, e a outra pessoa naturalmente se modifica.

Vale a pena ler o texto clicando aqui e depois compartilhe seu insight conosco em nosso blog. Basta clicar aqui.

Cuide de sua mente



Não somos Zen Budistas para acreditar ou pedir algo para alguém, por isso sentamos, e sentar é muito difícil.

Tratamos de cuidar de nossas mentes para que elas sejam melhores, mais sábias, com mais clareza e lucidez, sem se agarrarem em fantasias.

A tarefa dos Mestres é destruir as crenças e fantasias, desconstruir e tirar tudo a que as pessoas possam se agarrar. Só assim os seres poderão ser livres.

Por isso Buda disse: “Não acreditem em mim, testem e experimentem”. Vocês podem mudar suas mentes através da prática, mas não podem mudar o mundo através do "esperar que poderes sobrenaturais os socorram".

Monge Genshô - retirado do site O pico da montanha

Da Observação



Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...

Mário Quintana

Veja seus medos



O desejo de ferir o outro vem em última análise do medo. Não violência requer que você veja seus próprios medos e que você os entenda e os possua. Possuí-los significa ser responsável por eles. Ser responsável significa não deixar o medo ditar completamente sua visão e olhar. Apenas a plena consciência de seus apegos e rejeições e uma disposição de agarrar firmemente esses estados mentais, embora dolorosos de encarar, podem nos libertar deste círculo de sofrimento.

Porém sem uma prática diária, esses ideais elevados tendem a sucumbir ao auto-interesse. .

- Jon Kabat-Zinn