Terça, 23 de agosto de 2016

As Quatro Nobres Verdades



No texto (clique aqui) de hoje Thich Nhat Hanh discute o primeiro ensinamento do Buda, sobre as Quatro Nobres Verdades. Trata-se do mal-estar, o caminho que leva ao mal-estar, bem-estar e o caminho que leva ao bem-estar. A Quarta Nobre Verdade, o caminho que conduz ao bem-estar, é chamado de Nobre Caminho Óctuplo. Este é o caminho das oito práticas corretas: visão correta, pensamento correto, fala correta, ação correta (do corpo). modo de vida correto, esforço correto, plena atenção correta e concentração correta.

Se olharmos profundamente o suficiente, veremos que estas quatro verdades contém tudo o que precisamos saber sobre a natureza do ser humano e da natureza do mundo que nos rodeia. Se virmos a verdadeira natureza das Quatro Nobres Verdades, veremos a verdadeira natureza do cosmos.

Leia o texto (clique aqui), e coloque em prática na sua vida. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Sangha Viver Consciente 10 anos



Na última terça feira, dia 9 de agosto, a Sangha Viver Consciente completou 10 anos de atividades. Muita meditação, muito estudo de textos do nosso querido Thay, muitos amigos, muitos sorrisos, muita paz. Dez anos ajudando pessoas a se ajudarem. Dez anos com muitas pessoas nos ajudando a melhorar, mesmo que com apenas uma visita. Obrigado o todos que de alguma forma passaram por essa história. Fiquem todos em paz.

O Homem Santo



Boatos espalharam-se por toda a região acerca de um sábio Homem Santo que vivia em uma pequena casa sobre a montanha. Um homem da vila decidiu fazer a longa e difícil jornada para visitá-lo. Quando chegou na casa, olhando pela janela viu um simples velho lá dentro que o recebeu, abrindo a porta.
"Eu gostaria de ver o sábio Homem Santo," ele disse. O velho sorriu e permitiu-o entrar.
Enquanto eles caminhavam ao longo da casa, o homem da vila olhava ansiosamente em torno, antecipando seu encontro místico com um ser humano de poderes sobrenaturais, considerado um verdadeiro santo. Mas antes que pudesse dar pela coisa, ele já havia percorrido a extensão da casa, e fora levado para fora. Ele parou atônito e voltou-se para o velho:
"Mas eu quero ver o grande Homem Santo!"
"Já o fez," disse o velho. "Todos que você encontra em sua vida, mesmo se eles pareçam simples e insignificantes... veja cada um deles como um sábio santo. Se fizer deste modo, então quaisquer que sejam os problemas que você trouxe aqui hoje, serão resolvidos..."
E fechou a porta.

_____________________________

Comentário:
A vida é um grande mestre. A cada momento, se tivermos olhos para ver, temos encontros que podem mudar a forma como percebemos a existência.
Tantas boas pessoas passam por nossos caminhos. Tantas palavras doces, tantos gestos de fraternidade, sorrisos e exemplos são presenteados a nós por pessoas comuns, simples, sem qualquer sinal sobrenatural que corrobore nossa ideia de como a sabedoria deveria ser ensinada.
E no entanto, deixamos passar. Atravessamos cegos todo o caminho, e perdemos a oportunidade. Míopes para o verdadeiro ensinamento, buscamos curas milagrosas, seres divinos, poderes transcendentais.
Mas o grande ensinamento não é supra-humano; é apenas sutilíssimo. Enquanto nos deixamos hipnotizar por levitações, telepatias, profecias, extraterrestres e gurus de nova era, perdemos a chance de aprender com as pessoas que realmente importam.
Pratique o correto discernimento, abra seus olhos. Não se deixe enganar por mágicas sem valor. E se você realmente conseguir superar suas próprias fantasias, a clareza de sua aprendizagem será insuperável.

- Monge Komyo