Segunda, 10 de outubro de 2016

Os Cinco Skandhas



Uma das maneiras mais fundamentais que vemos a nós mesmos, nosso ser, é através da estrutura dos cinco Skandhas. A palavra sânscrita skandha é uma palavra sânscrita que significa literalmente "pilhas," "montes", "formações" ou "agregados". Estes são os aspectos do nosso ser que dependem um do outro e juntos compõem o que comumente chamamos de "nós" ou "mim". Os cinco Skandhas são forma, sensação, percepção, formações mentais e consciência.

Phap Hai no texto (clique aqui) nos ensina que tudo está em constante mudança, que o fim de algo é o início de alguma outra coisa e isso acontece com nosso corpo e mente que muitas vezes julgamos imutáveis. Entender os skandhas é a base para essa compreensão..

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Pequenas mudanças



Você pode fazer pequenas coisas dentro de sua mente que levarão a grandes mudanças no seu cérebro e na sua experiência de vida. Quando você muda seu cérebro, você muda sua vida..

-- Rick Hanson (do livro "O Cérebro do Buda")

Qual é o nosso eu?



Assim que o sol da consciência brilha, naquele mesmo momento uma grande mudança acontece. A meditação deixa o sol da consciência levantar facilmente, assim podemos ver mais claramente. Quando meditamos, parecemos ter dois egos. Um é o rio corrente de pensamentos e sentimentos, e o outro é o sol da consciência que brilha neles. Qual deles é nosso eu? Qual é o verdadeiro? Qual é o falso? Qual é bom? Qual é ruim? Por favor tranqüilize-se, meu amigo. Abaixe sua espada afiada de pensamento conceitual. Não tenha pressa de cortar seu "eu" em dois. Ambos são eu. Nenhum é verdadeiro. Nenhum é falso. Eles são ambos verdadeiros e ambos falsos.

-Thich Nhat Hanh

A mente controla o mundo



Pela mente o mundo é conduzido... A mente oscila como um tição, a mente se ergue como uma onda, a mente queima como um incêndio na floresta, como uma grande enchente a mente arrasa tudo. O bodhisatva, examinando cuidadosamente a natureza das coisas, lida com a sempre consciência da atividade da mente e, portanto, não cai em poder da mente, a mente caindo em seu poder. E com a mente sob seu controle, todos os fenômenos estão sob seu controle.

- Shantideva (monge indiano do século VIII)