Segunda, 5 de setembro de 2016

Sabedoria e compaixão



Assim como as duas asas de um pássaro, a sabedoria e a compaixão têm que andar juntas. Compaixão é a manifestação concreta da sabedoria; é a sabedoria aplicada. Se só temos sabedoria e nenhuma compaixão, é uma sabedoria muito fria e seca. Se só temos compaixão e não temos sabedoria, acabamos ficando completamente exaustos e não sabemos o caminho certo para sermos capazes de ajudar qualquer pessoa, inclusive a nós mesmos.

No texto sugerido desta semana (clique aqui) o monge Phap Hai reflete sobre explica esses dois elementos e nos traz muitas questões práticas para nossa reflexão.

Leia o texto (clique aqui) e depois se quiser divida conosco seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Novo documentário sobre Thay e Plum Village



Está disponível no site de Plum Village (clicar aqui) um documentário em 4 partes sobre Plum Village e sobre a vida de Thich Nhat Hanh. Infelizmente só está disponível com legendas em inglês. Você poderá desfrutar de bonitas imagens e de uma mensagem poderosa. Aproveite.

Relacionamentos



O conflito no Oriente Médio, a tensão entre grupos religiosos, isso tudo diz respeito aos relacionamentos. O Buda identificou a ignorância como a Segunda Nobre Verdade. Criamos ignorância através da comunicação deficiente. A incompreensão começa no microcosmo, entre duas pessoas. Ela gera medo, e o medo gera a violência. Quando agirmos com violência e raiva, criamos mais violência e mais raiva. A maioria das pessoas que vem a Plum Village sofre de problemas de relacionamento, na saúde e no trabalho. Mas se o seu relacionamento é bom, então você é feliz, sua saúde melhora e você terá mais sucesso em seus empreendimentos.

- Thich Nhat Hanh

Ilusão de Ótica da Consciência



O ser humano é uma parte do todo, chamado por nós de "Universo", uma parte limitada no tempo e no espaço. O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

- Albert Einstein