Segunda, 21 de novembro de 2016

Os oito aspectos do caminho



O Nobre Caminho Óctuplo é um ensinamento básico e central do budismo. Você talvez tenha lido muitas vezes sobre essa prática. É um dos primeiros ensinamentos do Buda e junto com as Quatro Nobres Verdades contém basicamente todos as ferramentas que precisamos.

O monge Phap Hai neste texto (clique aqui) nos ensina de uma outra perspectiva o Nobre Caminho Óctuplo. Eles nos diz que se você perceber profundamente o que te traz alegria e paz e o que leva aos outros alegria e paz, em seguida, uma visão se desenvolverá e uma transformação começará a ocorrer naturalmente em seu ser. Torna-se natural para você andar sobre o Nobre Caminho Óctuplo; é o comportamento espontâneo do despertar. .

Leia o texto e compartilhe seus insights sobre o texto (clique aqui) conosco em nosso blog. Basta clicar aqui.

Thay participa de cerimônia em Plum Village



Na manhã de 15 de novembro, Thich Nhat Hanh se juntou a comunidade de Plum Village para uma abertura muito especial do retiro anual de inverno. Depois de ter perdido dois retiros de inverno, a sangha ficou feliz que a saúde de Thay agora é forte o suficiente para oferecer sua compaixão enorme e sua presença para toda a comunidade neste momento chave do ano.

A cerimônia é também conhecida como a Cerimônia Cara a Cara, onde todos os participantes se apresentam diante dos outos de forma a se comprometerem a tomar refúgio espiritualmente. Este ano, haverá masi de 200 monges e monjas e 100 leigos praticando por 90 dias fazendo este o maior retiro deste tipo na Europa.

Para mais detalhes e fotos clique aqui.

Palavras são só auxiliares



É impossível apressar o crescimento. As palavras só podem atuar como auxiliares do nosso aperfeiçoamento, nunca poderão substituir a própria vida. A intenção do Buda ao ensinar o Dharma não era nos dizer o que fazer, mas nos ajudar a aprender a verdade por nós mesmos. Seu conselho sobre estar satisfeitos com o que temos não constitui uma ordem nem é um sermão - ele está simplesmente compartilhando a compreensão gerada por muitas vidas dedicadas à busca da sabedoria.

-Hsing Yün

Ideia fixa



Insistimos em um caminho a percorrer, ficando fixados, executando uma mesma ação sem perceber sua ineficácia, bloqueados não pela vida, mas por estarmos atados a idéias que nos obcecam.

-Nilton Bonder (rabino)