Segunda, 12 de dezembro de 2016

Os sete membros do despertar



O texto que sugerimos essa semana (clique aqui) descrece sete partes importantes para o nosso despertar. Despertar consiste de sete qualidades chamadas os sete fatores do despertar, às vezes chamados os sete membros do despertar

Phap Hai, monge sênior da tradição de Plum Village, nos explica em um texto curto um pouco de cada um desses sete fatores: atenção plena, investigação dos dharmas, energia, alegria, calma, concentração e equanimidade. Nós estamos bem na proximidadede do despertar que estamos buscando.

Leia o texto (clique aqui), reflita e se alie a esses bodisatvas em seu trabalho. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.



Thich Nhat Hanh na Tailândia





Recentemente Thay comunicou um desejo claro e determinado de viajar para a Tailândia. Desejava passar o retiro de inverno em Thai Plum Village, na borda do Parque Nacional Khao Yai que é o maior centro de prática na Ásia, na tradição de Thich Nhat Hanh, com mais de 150 monásticos.

Embora o desejo do Thay não tem sido fácil relizar, estamos muito felizes em anunciar que Thay e um pequeno grupo de atendentes chegaram na Tailândia dia 10 dezembro.

Lá, eles foram saudados por centenas de monásticos e praticantes leigos, incluindo muitos veneráveis anciãos da Tailândia e do Vietnã, que, ao longo dos últimos dias, fizeram a viagem por terra e ar para cumprimentá-lo e prestar suas homenagens. Estamos muito felizes que Thay ainda seja capaz de fazer tal viagem, para oferecer a sua presença na Ásia e estar mais perto de sua terra natal neste momento.

Sangha



Podemos ter o sangha em nosso coração. A sangha é como uma colmeia – cada abelha trabalhando para o bem estar da colmeia inteira. Você é uma célula do corpo do sangha. O tempo que passei no Ocidente tem sido dedicado a criação da sangha. Eu me sinto em casa porque eu sou uma célula do corpo do sangha. Não tenho que procurar alguma coisa. Não podemos fazer nada sem a sangha. Quando uma abelha é isolada da colmeia, ele morre. Construir a energia da sangha é a irmandade e a fraternidade da compaixão. Se seu você fizer isso, então você tem uma casa.

- Thich Nhat Hanh.