Segunda, 27 de março de 2017

O poder do silêncio



Essa semana Thich NhatHanh nos mostra que o silêncio é capaz de transformar as pessoas mesmo em situações extremas como a guerra.

No texto dessa semana (clique aqui) Thay compartilha uma história que aconteceu durante a guerra do Vietnã quando encontrou um soldado francês. Uma vida foi transformada por um momento de profundo silêncio num templo. O soldado permitiu que as vidas de todos os seres vivos preenchessem seu coração, e viu a insensatez e a destruição da guerra. O que tornou tudo isso possível foi aquele momento de completa e total parada e a abertura ao oceano poderoso, curador e milagroso chamado silêncio.

Se tiver algum insight lendo o texto (clique aqui) divida-o conosco, escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.



Um passo de cada vez



No montanhismo, aprendemos que não se deve avançar pensando simplesmente em chegar em algum lugar. É preciso dar um passo após o outro, concentrando-se em cada um deles. A minha entrada no mundo das aventuras foi assim. Dei cada passo com extrema dedicação, curtindo o gesto. E a caminhada levou-me a ser o que sou.

- Rodrigo Raineri (alpinista, do livro "No Teto do Mundo")


Meditação



Meditar não significa brigar com um problema. Meditar significa observar. Seu sorriso prova isso. Prova que você está sendo gentil consigo mesmo, que o sol da consciência está brilhando em você, que você tem o controle da situação. Você é você mesmo e adquiriu alguma paz.

- Thich Nhat Hanh


Pensar



Pensar é a atividade natural da mente. A meditação não trata de interromper seus pensamentos. A meditação é simplesmente um processo de repousar a mente em seu estado natural, que é aberto para e naturalmente consciente dos pensamentos, emoções e sensações à medida que ocorrem. A mente é como um rio, e como um rio, não há sentido em tentar interromper seu fluxo. Você pode muito bem tentar fazer com que seu coração pare de bater ou seus pulmões parem de respirar. Mas com que finalidade você faria isso?

- Yongey Mingyur Rinpoche