Segunda, 6 de março de 2017

As três raízes (parte 2)



Nessa semana enviamos a segunda parte do texto (clique aqui), sobre as três raízes que são energias que sutilmente (ou menos sutilmente) permeiam nosso ser interior: nossas percepções, nossas motivações e as formas que podemos interagir com o mundo que nos rodeia.

Phap Hai ensina que as três raízes (ganância; ódio ou má vontade; e ignorância ou, como é às vezes chamada, ilusão) colorem nossas percepções e a consciência da mesma maneira. Podemos ver tudo através das "lentes" das três raízes. Estas três raízes expressam-se de forma diferente em cada um de nós. Para alguns de nós uma ou outra das raízes vai ser mais profunda ou mais forte que as outras. Cada um de nós tem nossa própria constituição e desenvolver uma familiaridade com as três raízes pode ser um caminho muito útil para percorrer para reconhecermos as motivações sutis que permeiam nossos pensamentos, nossas ações e nossas palavras.

Depois de ler o texto (clique aqui) te convidamos a dividir seu insight ou suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Você que não tem confiança em si mesmo, vai em busca de coisas fora de você mesmo. Você precisa ter a confiança que tem a capacidade de se tornar um Buda, a capacidade da transformação e cura.

Fé é ter um caminho que te leva à liberdade, liberação e transformação das aflições. Se você viu o caminho, se você tem um caminho para ir em frente, você tem poder. Aqueles que não têm um caminho vagueiam. Eles sofrem. Eles não sabem aonde ir. Você tem procurado por um caminho, e agora achou, você viu o caminho.

Se você tiver alguma experiência que este caminho leva para uma boa direção, você terá fé nesse caminho. Você está muito feliz que tem um caminho e portanto começa a ter poder. Este poder não te destruirá nem às pessoas a seu redor. Na verdade ele te dá força e energia que as outras pessoas podem sentir.

- Thich Nhat Hanh

Estrada



A estrada mais longa que você percorrerá é a jornada sagrada de sua cabeça ao seu coração.

- Phil Lane (nativo americano)


Egoísmo Sábio



Cada um de nós é responsável por toda a humanidade. Chegou a hora de pensarmos nas outras pessoas como verdadeiros irmãos e irmãs e nos preocuparmos com o seu bem-estar. Mesmo que você não possa sacrificar-se inteiramente, não deverá esquecer-se das dificuldades dos outros. Temos de pensar mais sobre o futuro em benefício de toda a humanidade. Se você tentar dominar os seus sentimentos egoístas e desenvolver mais bondade e compaixão, em última análise, você é quem irá sair beneficiado. É o que chamo de egoísmo sábio. Pessoas egoístas tolas só pensam em si mesmas, e o resultado é negativo. Egoístas sábios pensam nos outros, ajudam da melhor forma e também colhem os benefícios. Essa é minha simples religião. Não há necessidade de templos ou de filosofias complicadas. O nosso próprio cérebro, o nosso coração são nossos templos. A filosofia é a bondade.

- Dalai Lama