Segunda, 13 de março de 2017

Lembranças da Infância



Mesmo quando Thich Nhat Hanh lembra de sua infância temos uma série de ensinamentos importantes. Nesse texto (clique aqui), Thay nos fala de algumas lembranças suas do período de sua vida anterior a entrar no monastério.

Através dessas lembranças Thay nos ensina sobre a importância de comer com atenção, sobre como desfrutar realmente do lazer e fala um pouco sobre o Buda. Aproveite!

Depois de ler o texto (clique aqui) compartilhe um pouco e divida seu insight ou suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Consciência armazenadora



Um dia, quando eu era criança, eu olhei para o grande jarro de água no jardim da frente que usávamos para a coleta de água e eu vi uma folha muito bonita no fundo. Tinha tantas cores. Eu queria tirá-la e brincar com ela, mas meu braço era muito curto para chegar ao fundo. Então eu usei um pau para tentar tirá-la. Foi tão difícil que fiquei impaciente. Agitei vinte vezes, trinta vezes, e ainda assim a folha não subiu à superfície. Então eu desisti e joguei a vara para longe.

Quando voltei alguns minutos depois, fiquei surpreso ao ver a folha flutuando na superfície da água, e eu a peguei. Enquanto estava longe, a água continuava a girar e levara a folha para a superfície. É assim que funciona a nossa mente inconsciente. Quando temos um problema a resolver, ou quando queremos uma visão mais profunda de uma situação, precisamos confiar a tarefa de encontrar uma solução para o nível mais profundo de nossa consciência. Lutar com nossa mente pensante não ajudará.

Antes de ir dormir você pode dizer a si mesmo: "Amanhã eu quero acordar às 4:30." No dia seguinte você naturalmente acordará às 4:30. Nossa mente inconsciente, que no Budismo é chamada de nossa "consciência armazenadora", sabe como ouvir. Ele colabora com a parte pensante de nossa mente que usamos muito na vida diária. Quando meditamos, não só usamos nossa consciência mental; Precisamos usar e confiar em nossa consciência armazenadora. Quando plantamos a semente de uma questão ou problema em nossa consciência, precisamos confiar que eventualmente um insight irá subir à superfície. A respiração profunda, olhar profundamente, e permitir-nos simplesmente ser, ajudará nossa consciência armazenadora a oferecer o melhor insight.

- Thich Nhat Hanh


Felicidade



Em última análise, a felicidade vem ao escolher entre o desconforto de se tornar consciente de nossas aflições mentais ou de ser governado por elas.

- Yongey Mingyur Rinpoche