Segunda, 15 de maio de 2017

Sobre nossos antepassados e futuras gerações



Podemos encontrar a presença de nosso pai, da nossa mãe e de nossos antepassados em cada célula do nosso corpo. Eles nos transmitiram muitas de nossas boas qualidades mas também nos transmitiram o sofrimento que não foram capazes de lidar. Por isso a importância de praticarmos e assim evitar passar esses mesmos sofrimentos para as futuras gerações.

No texto sugerido (clique aqui) Thich Nhat Hanh fala também que para encontrar nossos antepassados basta olharmos para nossa própria mão. Eles estão em nós assim como estamos em todas as futuras gerações..

Se desejar, compartilhe seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Somos uma continuação



Eu sou uma continuação
Da minha mãe, do meu pai
Eu sou uma continuação
De todos os meus ancestrais de sangue

É minha aspiração
Preservar e continuar a nutrir
Sementes de bondade, sementes de habilidades
Sementes de felicidade que eu herdei

É também meu desejo reconhecer
As sementes de medo e sofrimento
Que eu herdei
E pouco a pouco transformá-las
.
- Canção de Plum Village

Continuação e transformação



Ao comermos uma deliciosa cenoura, temos que sentir que ela também é fruto do empenho de muitas gerações. Por trás de uma fatia de pão há uma história de milhares de anos. No Vietnã, quando comemos uma tigela de macarrão, temos consciência de que ela tem sua própria história. As mães não sabem automaticamente como temperar essa refeição. Esse conhecimento foi transmitido por muitas gerações. Todo bolo, todo prato possui sua própria história. A felicidade dos nossos ancestrais tornou-se nossa própria felicidade.

Durante a prática, vamos nos conectar a todos os nossos antepassados, bem como aos rios, montanhas, plantas e alimentos da nossa terra. O que somos senão a manifestação e continuação de todos esses elementos? [...] É claro que estamos prontos para abraçar o que é positivo, mas temos que aceitar também os aspectos negativos de nossa sociedade, como a violência, o ódio e o racismo, a fim de transformá-los. Devemos viver no sentido de contribuir para a mudança desses elementos.

- Thich Nhat Hanh