Segunda, 16 de outubro de 2017

A arte de transformar o sofrimento



No texto (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que todos queremos ser felizes e há muitos livros e professores no mundo que tentam ajudar as pessoas a serem mais felizes. No entanto, todos nós continuamos a sofrer.

Portanto, poderíamos pensar que estamos "fazendo algo errado". De alguma forma, estamos "falhando na felicidade". Isso não é verdade. Ser capaz de apreciar a felicidade não exige que tenhamos zero sofrimento. Na verdade, a arte da felicidade também é a arte de sofrer bem. Quando aprendemos a reconhecer, abraçar e compreender o nosso sofrimento, sofremos muito menos. Não só isso, mas também podemos ir mais longe e transformar nosso sofrimento em compreensão, compaixão e alegria para nós mesmos e para os outros.

Leia o texto (clique aqui) e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Cego, surdo e mudo



Cego: É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo: É aquele que não tem tempo para ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no final do mês.

Mudo: é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. .

- Mário Quintana

Ensinando seus filhos



Um leigo perguntou ao Dalai Lama:

- Como eu posso ensinar meu filho a ter um estilo de vida ético e saber valorizar as qualidades prazerosas da vida?

O Dalai Lama respondeu:

- Você deve se tornar uma pessoa que é verdadeiramente bonita e pacífica. As crianças não precisam que você as ensine, elas aprendem do modo como você vive sua vida.

Transmissão



Quando eu olho para um discípulo, seja monástico ou leigo, eu gostaria de ver a mim nele ou nela. Isso porque o meu ensinamento tem apenas um objetivo: transmitir minha clareza de visão, a minha liberdade e a minha alegria a meu discípulo. Se eu olhar para ele e enxergar esses elementos, ficarei muito contente. Sentirei que fiz um bom trabalho, transmitindo o melhor que há em mim. Olhando para o seu modo de andar, sorrir, respirar e se mover, posso ver se meu ensinamento deu frutos ou não. É isso que é chamado de "transmissão".

- Thich Nhat Hanh