Segunda, 30 de outubro de 2017

Não se deixe dominar pelo desespero



Nesses dias onde muitas vezes olhamos ao redor e só vemos violência, injustiças, famílias e amigos divididos por pontos de vista, muitas vezes parece que não há saída e é fácil ficar desanimado e abatido, como se tudo isso fosse durar para sempre. Nada dura para sempre.

No texto (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que é possível, naturalmente, ficar preso na "lama" da vida. É fácil notar a lama sobre você às vezes. A coisa mais difícil de praticar é não se deixar dominar pelo desespero. Quando você está dominado pelo desespero, tudo o que pode ver é sofrimento em todos os lugares que olha. Você sente como se o pior estivesse acontecendo com você. Mas devemos lembrar que o sofrimento é uma espécie de lama que precisamos para gerar alegria e felicidade. Sem sofrimento, não há felicidade. Portanto, não devemos discriminar a lama. Temos que aprender a abraçar e ninar o nosso próprio sofrimento e o sofrimento do mundo, com muita ternura.

Leia o texto (clique aqui) e depois compartilhe seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Aniversário em Waldbröl





Elisabeth Bosch, que mora na Alemanha, nos manda foto do Dia das Portas Abertas no Mosteiro Zen de Waldbröl (conhecido também como Instituto Europeu de Budismo Aplicado - EIAB), perto de Colônia (Alemanha), que comemorou em setembro 9 anos de fundação por Thich Nhat Hanh. Mais informações no site do EIAB

Filme sobre a vida de Thich Nhat Hanh



Retransmito aqui mensagem de Denise Kato da Sangha de São Paulo

"Queridos Amigos da Sangha,

Quem quer assistir ao documentário "Walk with Me", sobre a vida do mestre zen Thich Nhat Hanh? Tudo indica que ainda não há uma distribuidora responsável pela exibição do filme no Brasil - mas quem sabe os produtores decidem trazer o filme para cá se um grande número de brasileiros se cadastrarem no link abaixo? Por favor, ajudem-me a começar esta linda campanha!
É muito fácil:

1-Acesse o link abaixo:
http://walkwithmefilm.com
2-Clique em "LATIN AMERICA"
3-Clique na palavra "here"
4- Preencha seu nome e email.
5- Clique em "SUBSCRIBE".

Ajudem, divulguem, por favor!
(Não deixem de assistir ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YTNsCOECmeU)

Paz, sorrisos e flores de lótus,

Denise Kato / True Happy Peace"


Uma nuvem branca



Qual a natureza da vida e morte? Como pode a vida e a morte nos pressionarem?

Você chamou meu nome com um sorriso.

Nem um gemido veio de você,
mesmo sob correntes e tortura.

Agora você está livre.
As correntes não podem mais confinar seu verdadeiro corpo.
Você retorna para sua vida de nuvem branca
exatamente como antes -
uma nuvem branca.

Totalmente livre
no céu imenso.

Indo e vindo -
depende de você.
Quando quer dar uma olhada, apenas para.

Assim também é para mim,
Eu estou na crista das ondas
cantando para você
esta canção épica.

- Thich Nhat Hanh (Escrito para Thich Thien Minh um dos monges mais inteligentes que Thay conheceu. Foi sentenciado a dez anos de trabalhos forçados e durante o regime comunista detido em um campo de reeducação onde foi torturado até a morte.