Segunda, 11 de dezembro de 2017

Digo olá o meu sofrimento



O primeiro passo na arte de transformar o sofrimento é voltar para o nosso sofrimento e reconhecê-lo. Para a maioria de nós, sempre há um discurso mental dia e noite em nossas cabeças. Nós revivemos o passado, nos preocupamos com o futuro. Não paramos para respirar, mesmo para notar que estamos sofrendo - até que de repente, aparentemente do nada, o sofrimento nos esmaga. Nossos pensamentos, percepções e preocupações tomam todo o espaço dentro de nós e nos impedem de estar em contato com o que acontece a cada momento.

Thich Nhat Hanh no texto selecionado (clique aqui) ensina que quando você volta para si mesmo e respira com atenção, a sua mente tem apenas um objeto, sua respiração. Se você continuar a respirar com atenção, você mantém esse estado de presença e liberdade. Sua mente será mais clara.
.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Recesso da Sangha Viver Consciente



Os coordenadores da Sangha Viver Consciente comunicam que a última reunião desse ano ocorrerá amanhã, dia 12 de dezembro. A Sangha voltará com suas atividades na segunda quinzena de fevereiro.



Instrumentos



Os ensinamentos do Buda não nos são oferecidos como visões ou noções para nos agarrarmos, mas como instrumentos de prática. Se ficarmos presos em visões e noções perderemos os verdadeiros ensinamentos.

- Thich Nhat Hanh



Tocar o momento



Quando eu sou capaz de abrandar e "tocar o momento", como diz Thay, eu simplesmente me sinto melhor, mais leve e mais viva. Percebo o que está acontecendo ao meu redor. Eu vejo as ameixeiras. Sinto o cheiro da relva molhada. Sinto rajadas de ar frio no meu rosto. É estranho pensar que a maior parte do tempo eu realmente não vejo, cheiro, ouço ou sinto as coisas ao meu redor, e não como eu faço aqui. E talvez isso seja parte da vida em uma cidade grande. Talvez a gente não queira admitir que vivemos em ruas de cimento com fios elétricos sobre nossas cabeças. Talvez por isso tenhamos a sensação de entorpecimento nos dirigir.

- Mary Patterson (do livro “The monks and me” – relatando a experiência dela em um retiro de 40 dias em Plum Village)