Segunda, 5 de fevereiro de 2018

A grama mais verde



Toda vida tem suas provações e tribulações. Podemos navegá-los mais habilidosamente quando não desperdiçamos tempo e energia nos disparando uma segunda flecha contra nós mesmos – tal como se concentrar em o quanto a grama no jardim do nosso vizinho parece mais verde em comparação com a nossa.

Thich Nhat Hanh no texto selecionado (clique aqui) ilustra esse ensinamento através de uma divertida história de um encontro entre Mara e Buda. Mara na mitologia budista é a personificação de toda depravação e delírio, tudo o que nos faz sofrer na vida.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Esteja aberto



Temos que continuar a aprender. Temos que estar abertos. E temos que estar prontos para soltar, deixar ir nossos conhecimentos atuais, a fim de atingir um entendimento melhor da realidade.

- Thich Nhat Hanh

Obstáculo ao conhecimento



O grande obstáculo para o avanço do nosso conhecimento não é tanto o que se desconhece mas o que já se sabe. Porque aquilo que nós já sabemos nos impede de ir adiante, nos amortece, aparece sempre novamente diante dos nossos olhos como se fosse a verdade e obstaculiza o nosso andar.

- Lama Padma Santem


O sábio não acredita rapidamente



O Venerável Shariputra, um dos discípulos do Buda, era muito astuto. Uma vez quando o Buda estava expondo o Dharma ele virou para seus monges e perguntou: "Shariputra, você acredita nisso?" Shariputra respondeu:"Não, eu não acredito". O Buda elogiou a resposta. "Isto é muito bom, Shariputra. Você é uma pessoa dotada de sabedoria. Aquele que é sábio não acredita rapidamente; ele ouve com uma mente aberta e depois pesa a verdade dos fatos antes de acreditar ou desacreditar."