Segunda, 19 de fevereiro de 2018

Soltar, deixar ir



Thich Nhat Hanh no texto selecionado (clique aqui) ensina que o primeiro método para se criar alegria e felicidade é abandonar, deixar para trás. Existe uma espécie de alegria que vem de deixar ir. Muitos de nós somos apegados a tantas coisas. Acreditamos que essas coisas são necessárias para nossa sobrevivência, nossa segurança e nossa felicidade. Mas muitas dessas coisas - ou mais precisamente, nossas crenças sobre sua total necessidade - são realmente obstáculos para a nossa alegria e felicidade..

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Amor romântico



Pergunta: Se o Budismo apoia o amor pela Mãe Natureza, por que então não apoia também o amor romântico e as demonstrações de afeto entre duas pessoas?

Thây: O Buda é um mestre do amor. Do verdadeiro amor. O amor pela Mãe Terra deve ser o verdadeiro amor e, se for um amor verdadeiro, poderá trazer muita felicidade a você e à Mãe Terra. O amor romântico, quando verdadeiro, também pode trazer muita felicidade. Porém, se não for verdadeiro, trará sofrimento a você e fará com que a outra pessoa sofra também.

De acordo com os ensinamentos do Buda, o verdadeiro amor precisa ter quatro elementos. O primeiro deles é a bondade amorosa (maitri), que significa a capacidade de oferecer felicidade. No amor romântico, se você não é capaz de ajudar o outro a ser feliz, então seu amor não é verdadeiro. Você deve praticar para conseguir proporcionar felicidade a você e ao outro. Sem isso, ambos sofrerão.

O segundo elemento do verdadeiro amor é a compaixão (karuna). Compaixão é o tipo de energia capaz de remover o sofrimento e ajudar a transformar o sofrimento que existe em você e no outro. Se você não consegue transformar e cuidar do seu sofrimento e do sofrimento do outro, então seu amor não é verdadeiro. É por isso que karuna deve ser cultivada por ambas as pessoas. Romântico ou não romântico – essa não é a questão. O importante é se o amor é verdadeiro, ou não.

O terceiro elemento do verdadeiro amor é a alegria (mudita). Se você fizer o outro chorar o tempo todo ou se você chorar o tempo todo, seu amor não será verdadeiro – independentemente de ser romântico.

O quarto elemento do verdadeiro amor é a inclusão (upeksha), ou seja, nada é excluído: o sofrimento dele é seu sofrimento e a felicidade dela é sua felicidade. Já não há sofrimento individual. O verdadeiro amor pressupõe o elemento da não-discriminação, da não-separação. Neste sentido, você não pode dizer,“O problema é seu!”Não, seu problema é meu também. Meu sofrimento é seu também. Esse é o quarto elemento do verdadeiro amor.

Se o amor romântico possuir esses quatro elementos, poderá trazer muita felicidade. O Buda nunca disse qualquer coisa negativa sobre o verdadeiro amor. Se o amor romântico der certo, possibilitará o cultivo de muita bondade amorosa e compaixão. E, em breve, seu amor abraçará tudo. O outro deixará de ser o único objeto do seu amor porque seu amor continuará crescendo e abraçando todos nós. A felicidade será ilimitada – este é o amor do Buda. Se o amor for verdadeiro, crescerá ainda mais, incluindo não apenas seres humanos, mas animais, plantas e minerais. Este é o grande amor, maha karuna ou maha maitri. Este é o amor do Buda.

“Se você não é capaz de transformar e cuidar do seu próprio sofrimento e do sofrimento do outro, seu amor não é verdadeiro”.

- Thich Nhat Hanh (tradução: Denise Kato)